Cabelos

Transição Capilar | O manual

Manual-da-Transição-Capilar

O Manual da Transição Capilar, é um guia prático, que fiz com muito carinho, para quem quer largar a química e voltar ao cabelo natural ou para quem já está passando pela transição e ainda se encontra perdida nesse processo. Vamos lá?

Transição Capilar

12049247_736962956447292_5358478180070166224_n1-e1455893961908

A Transição Capilar é o período que deixamos as químicas ou processos que transformam a estrutura do nosso fio (alisamentos, progressivas, definitivas, permanentes, chapinha em excesso e etc.). É também, quando resolvemos aceitar nosso cabelo como ele é, e assumir nossa identidade. É uma fase de transformação capilar e desconstrução de padrões.

Por que entrar na Transição Capilar?

Essa é uma pergunta extremamente subjetiva. Ninguém pode dar um real motivo para você assumir seu cabelo natural, mas existem coisas que levam muitas pessoas a largarem a química, como:

  • Autoaceitação e reconstrução da autoestima
  • Desconstrução de padrões
  • Saúde física e capilar
  • Influência de outras pessoas
  • Curiosidade
  • Vontade de mudar
  • Moda

Independente de qual seja o seu motivo, você precisa estar bem com isso. Antes de qualquer decisão, certifique-se de que vale mesmo a pena passar por esse processo e não se deixe levar apenas por influências alheias. Lembre-se: SEU CABELO, SUAS REGRAS!

Sugestão de leituras:

  1. Meu cabelo, minhas regras
  2. Transição capilar – desconstruindo padrões
  3. Não é só cabelo!
  4. Transição capilar e autoestima
  5. Transição Capilar e a mudança interior

Usei química por muito tempo, meu cabelo vai voltar ao normal?

Sim, ele vai voltar ao normal! Mas tenha ciência, que será um processo lento. Não existe nenhum produto milagroso ou mágica para seu cabelo voltar ao natural. Por isso, você vai precisar passar pela Transição.

Como saber se estou na Transição Capilar?

A partir do momento que você resolve voltar ao cabelo natural, você já está na Transição Capilar. Depois disso, as decisões que você tomar sobre seu cabelo, devem estar de acordo com esse processo.

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que deve aceitar seu cabelo COMO ELE É. Em seguida, precisa abandonar as químicas e também a chapinha em excesso.

Posso usar relaxamento e permanente durante a Transição Capilar?

Relaxamentos e permanentes também são químicas. Portanto, se você utilizar qualquer produto desta natureza, não estará em transição. O processo de transição capilar, acontece quando você resolve se abster de qualquer química que transforme a estrutura do seu cabelo.

Posso usar chapinha durante a Transição Capilar?

Manual da Transição Capilar-02

Sim, você pode usar chapinha, mas não em excesso. Apesar de não ser um processo químico, o calor excessivo da chapinha também pode mudar a estrutura do seu fio e danifica-lo drasticamente.

Posso usar Babyliss durante a Transição Capilar?

É o mesmo princípio da chapinha. Você pode usar, mas moderadamente. Evite o uso contínuo e dobre o cuidado que tem com seu cabelo para não resseca-lo e danifica-lo.

Posso pintar o cabelo durante a Transição Capilar?

Manual da Transição Capilar-03

Não existe nenhuma regra que proíba a tintura durante a Transição. Mas é importante saber os limites do seu cabelo. As tinturas são químicas que se não usadas corretamente, podem danificar a estrutura do fio, causar cortes químicos ou a “perda dos cachos”. Esteja ciente que seu cabelo deve estar saudável antes de pinta-lo.

Posso descolorir meu cabelo durante a Transição Capilar?

O processo de descoloração é bastante agressivo e requer que o cabelo esteja saudável. Além disso, os descolorantes geralmente são incompatíveis com várias químicas. Mesmo os cabelos sem químicas ou danos, sofrem com a descoloração e precisam de muito cuidado após o processo. Por isso, aconselho evitar descolorir o cabelo enquanto estiver na transição.

Por quanto tempo devo ficar em Transição?

Isso também é relativo. Depende do quanto você quer esperar ou se sente confortável para cortar a parte alisada. Tem gente que não espera o cabelo natural crescer e corta toda a química, enquanto outras pessoas sentem-se mais confortáveis deixando a parte natural crescer por mais tempo. Já vi casos de pessoas que passaram quase 3 anos com duas texturas e de meninas que rasparam a cabeça e ficaram carequinhas antes mesmo de completar 1 mês de transição.

Passando pela Transição Capilar

Manual da Transição Capilar-05

Enquanto o seu cabelo natural cresce, você vai ter que lidar com as duas texturas. Para passar por isso sem muito desespero, existem algumas técnicas que não fazem milagres, mas chegam muito perto disso!

  • Texturização Capilar

Manual da Transição Capilar-15

A texturização capilar é uma maneira de lidar com as duas texturas durante a transição. As técnicas ajudam a disfarçar a parte lisa sem precisar usar química.

Saiba mais: O que é texturização capilar?

  • Tranças Sintéticas

As tranças sintéticas são uma ótima opção para quem não quer ou não consegue lidar com as duas texturas. Além de práticas, elas são bastante estilosas e fáceis de manter.

Manual da Transição Capilar-06

Sugestão de vídeos que falam sobre tranças sintéticas:

  1. Minha experiência com as tranças sintéticas (esse vídeo foi o primeiro lá do canal, ignorem a timidez, a qualidade e a continuidade)
  2. Tranças sintéticas
  3. Penteados com tranças sintéticas
  • Apliques

Manual da Transição Capilar-08

Os apliques ou mega hair, também são opções viáveis para quem não consegue lidar com as duas texturas. Porém, geralmente são mais caros e exigem mais cuidado que as tranças sintéticas.

  • Laces

Apesar de ser algo que pouca gente fala a respeito, as laces também são opções super válidas. São versáteis, estilosas e práticas. O legal é que você pode mudar sempre que quiser (e puder, pois não são tão baratas).

Manual da Transição Capilar-07

Sugestão de canais que falam sobre laces:

  1. Abigail Ekanola
  2. Wappa Moda
  • Penteados

Outra maneira de passar pela transição é usar a criatividade e abusar dos penteados, desde os mais simples aos mais complexos e sofisticados. O importante é inovar!

Sugestão de tutoriais de penteados:

  1. Penteados simples e fáceis para cabelos crespos e cacheados
  2. Como fazer Moicano suspenso
  • Acessórios

Os acessórios dão uma mão e tanto durante o processo de Transição. Sem contar que existe uma variedade imensa. Faixas, turbantes, tiaras, grampos, presilhas, lenços… vale de tudo! É só usar a criatividade.

Sugestão de acessório:

Tutorial Turbante com calça legging

  • Aceita que dói menos

Essa é a técnica mais fácil e prática. Solta a cabeleira, joga pra cima e pronto! 🙂

Como lidar com os comentários alheios e críticas destrutivas?

Meu conselho é, não lide! Aprenda a ignorar esse tipo de coisa. A Transição Capilar é o período que você deve exercitar sua autoestima e desenvolver seu amor próprio. Para isso, você precisa deixar de lado as opiniões dos outros e aprender a confiar em si mesma.

Nunca deixe que te desestimulem ou diminuam, esse tipo de crítica não deve ser levada em consideração.

Manual da Transição Capilar-10

Meu cabelo está demorando muito para crescer. É normal?

O crescimento capilar depende de muitos fatores como: genética, alimentação, saúde do couro cabeludo e etc. Cada organismo possui um ritmo para o cabelo crescer.

Durante a Transição Capilar, é comum a ansiedade para os fios crescerem logo, mas é preciso ter paciência e saber que seu cabelo não vai crescer da noite para o dia. É um processo lento, portanto, curta cada etapa.

Manual da Transição Capilar-09

No entanto, existem algumas técnicas e produtos que ajudam no crescimento dos fios. Mas não caia no conto da carochinha, desconfie de qualquer receita que prometa resultados milagrosos em curtíssimos períodos de tempo.

Sugestão de vídeos:

  1. Existem produtos milagrosos para crescimento capilar?
  2. Shampoo Bomba de Café

É normal o cabelo cair muito durante a Transição?

Manual da Transição Capilar-11

Parece assustador, mas durante a Transição Capilar, o nosso cabelo tende a cair e quebrar com mais facilidade. Isso acontece principalmente com pessoas que usam química a muito tempo. Quando o cabelo natural começa a crescer, o fio fica diferente da estrutura alisada, enfraquecendo-a.

Por que algumas partes do meu cabelo “cacheiam” mais do que outras?

Mesmo quem já tem o cabelo natural passa por isso. É normal ter várias texturas e tipos de cachos na mesma cabeça. Além disso, algumas partes do nosso cabelo sofrem mais com as químicas e demoram para voltar ao normal, como a franja por exemplo. O ideal é dar mais atenção a esses pontos e não desistir.

Meu cabelo natural não é como eu imaginava. O que fazer?

Essa queixa é mais comum do que muita gente imagina! O discurso da aceitação do cabelo natural tem crescido muito, cada vez mais pessoas resolvem largar a química para assumirem seus cabelos. Mas com esse processo, outros discursos também vieram., como o do “cacho perfeito”. Mas não adianta, cada pessoa tem um tipo de cabelo diferente. E não estamos entrando na Transição, para ter cachos e sim para assumirmos o nosso cabelo natural.

É normal que muitas garotas nem conheçam mais o seu tipo de cabelo, após tantos anos de químicas e alisamentos. Mas esteja aberta para recebe-lo e aceita-lo do jeitinho que ele é.

Posso desistir da Transição Capilar?

Você pode fazer o que você quiser. Não existe obrigatoriedade no processo de Transição Capilar. A menos que você esteja disposta a realmente passar por essa fase e seguir o “protocolo” para conseguir voltar ao natural.

Fora isso, você tem liberdade para tomar suas decisões, e se em algum momento sentir dificuldade em lidar com o processo, avalie seus motivos e enumere os prós e contras. Não se sinta forçada a assumir seu cabelo, porque outras pessoas te levaram a tomar essa decisão, ou pela ditadura do cabelo natural.

Mas se em algum momento, você se sentir enfraquecida, lembre-se que a Transição Capilar é um processo lento e pode ser doloroso para algumas meninas, mas quanto mais foco e  força você tiver, mas perto chegará do seu objetivo. Se por um lado você é livre para desistir, por outro, não deve faze-lo com tanta facilidade. Lute o máximo que puder!

Como cuidar do cabelo durante a Transição Capilar

O que é Cronograma Capilar?

O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados, para suprir as necessidades do nosso cabelo. Muita gente não sabe, que o nosso cabelo precisa repor nutrientes e substâncias, e o cronograma é uma forma de facilitar essa reposição.

Para que isso aconteça corretamente, divide-se os cuidados em 3 etapas: hidratação,nutrição e reconstrução. Cada etapa do Cronograma, vai repor substâncias diferentes, que o cabelos perde ao longo dos processos químicos e naturais.

O que é Cronograma Capilar Oficial?

O Cronograma Capilar Oficial, é indicado para cabelos muito danificados. Por isso, no início da transição capilar, é normal que muita gente opte por segui-lo. Mas a medida que você vai percebendo uma melhora na saúde dos fios, pode adapta-lo para suprir as necessidade específicas do seu cabelo.

Cronograma-capilar

 

Entenda mais sobre o Cronograma aqui: Cronograma Capilar, tente não pirar!

Qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?

  • A Hidratação capilar, é responsável pela reposição hídrica. Ou seja, é nessa etapa que nosso cabelo vai repor água.
  • Nossas madeixas crespas e cacheadas são naturalmente ressecadas, pois a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas. A Nutrição capilar serve para devolver lipídeos e óleo aos fios.
  • A Reconstrução capilar serve para fortalecer o cabelo, repor proteínas e massa aos fios.

Veja mais no post: Qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar?

Posso fazer o meu próprio Cronograma Capilar?

Sim, deve! Cada cabelo tem necessidades especiais e reage diferente às etapas do cronograma. Por isso, é importante você avaliar, testar e estar atenta ao que ele precisa.

  • Clique na imagem para abri-la em tamanho real, salve e imprima para fazer o seu próprio Cronograma Capilar.

cronograma-capilar

O que é  No e Low Poo?

Manual da Transição Capilar-16

São técnicas de lavagem que mudam toda a rotina de cuidados com nosso cabelo. Low Poo significa – Pouco Shampoo e No Poo – Nenhum shampoo.

Quem é adepta ao Low Poo, pode usar shampoo. São usados aqueles que tenham em seus componentes, agentes de limpeza leves (como o cocoamidopropyl) que não agridem a fibra capilar como o shampoo com sulfato. Também não são utilizados produtos que tenham petrolatos (Parafina liquida, óleo mineral, vaselina).

Já quem é adepta ao No Poo, não utiliza shampoo nem os com componentes mais leves, e além de também não usar petrolatos (Parafina liquida, óleo mineral, vaselina). Quem segue a técnica, não utiliza produtos que tenham silicones insolúveis em água, pois essas substâncias ão retiradas do cabelo com shampoo e se você não vai usa-lo, os resíduos dessas substâncias acumulam nos fios, sem contar que o cabelo não ficará limpo.

Saiba mais sobre as técnicas aqui: O que é No e Low poo?

Quando entrar na Transição, sou obrigada a seguir o No e Low poo?

Não, você não é obrigada a seguir as técnicas. Mas aconselho testa-las para saber se seu cabelo se adapta e avaliar os resultados. Lembrando que cada cabelo reage diferente.

Quais produtos devo usar durante a Transição Capilar?

Manual-da-Transição-Capilar-12

Muitas meninas tem dúvidas de quais produtos devem usar durante o processo de Transição. Apesar do seu cabelo não estar totalmente natural, você pode e deve utilizar produtos para cabelos crespos e cacheados.

Aproveite a transição para testar novos produtos e saber como o seu cabelo reage a eles. Prefira produtos que possuem óleos e manteigas vegetais na composição.

Sugestão de produtos e resenhas:

  1. Top Máscaras para o Cronograma Capilar
  2. Top 5 finalizadores para cabelos cacheados
  3. Arquivo de Resenhas de produtos para crespos e cacheados

Quais produtos devo evitar durante a Transição Capilar?

Quaisquer produtos que possuam químicas transformadoras, como alisamentos, relaxamentos, progressivas, definitivas e etc. Caso opte por seguir as técnicas de No e Low poo, evite produtos que possuam parafina, parabenos ou petrolatos. Essas substâncias tendem a ressecar os fios e maquia-los, evitando que os nutrientes penetrem na fibra capilar.

Muitas meninas perguntam sobre o Botox Capilar, que na minha opinião é um caso complexo. Existem produtos com esse nome que servem apenas para tratamento dos fios e não possuem químicas, mas a maioria dos “botox” que vemos nos slões de beleza, são químicas e alisam o cabelo. Para evitar desastres, sempre pergunte ao seu cabeleireiro a composição dos produtos e tenha certeza que não possui nenhuma substância transformadora.

Hidratações caseiras funcionam?

Se você está passando pela transição, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o milagre das receitas caseiras. Elas são uma alternativa barata e eficiente para cuidar do cabelo, independente de qual seja o tipo dele.

Existem várias coisas que podem ser usadas nas hidratações caseiras como, açúcar, maisena, café, creme de leite, leite, mel, frutas, verduras, óleos vegetais, coco, leite de coco e etc.

Veja o nosso arquivo de receitas caseiras e aprenda a usa-las no seu cronograma capilar: Receitas Caseiras para o cabelo

O que é Umectação Capilar?

Umectar o cabelo é usar óleos vegetais para umedecer os fios e repor a oleosidade dos mesmos. É basicamente um “banho de óleo˜.

Quais óleos devo usar na Umectação Capilar?

Utilize óleos 100% vegetais e de preferência extra-virgens. Os óleos minerais e seus derivados não devem ser utilizados, pois impedem a passagem dos nutrientes e podem danificar a estrutura dos fios.

Sugestão de leitura:

Tudo o que você precisa saber sobre Umectação Capilar

O Big Chop

Manual da Transição Capilar-14

O Grande Corte, também conhecido como BC ou Big Chop, é quando você corta toda a parte com química do cabelo e deixa apenas a parte natural, que cresceu durante a Transição Capilar.

Há quem diga, que se não for um corte radical, não é BC. Eu já acho, que se você tira toda a química, independente do tamanho que o seu cabelo natural está, é sim um Big Chop. Pois a partir desse momento, seu cabelo mudará completamente e você terá que aprender a lidar com a nova textura capilar.

Sugestão de leituras:

  1. Quem tem medo do BC
  2. 20 fotos para você se inspirar e criar coragem para fazer o BC

Quando posso fazer o BC?

Você pode e deve fazer o Big Chop quando se sentir preparada. Não existe um momento exato. Tem gente que nem passa pela transição e prefere fazer logo o BC, outras pessoas sentem-se mais confortáveis esperando um tempo maior para que o cabelo natural cresça um pouco antes de cortar a parte lisa.

Manual da Transição Capilar-13

E se eu não quiser cortar meu cabelo?

São raros os casos de pessoas que não precisam cortar o cabelo para voltar ao natural. Pois as químicas de relaxamento, alisamentos ou progressivas costumam ser definitivas e não dá para tira-las do cabelo sem corta-lo. Mas enquanto não se sente preparada, você pode aprender a lidar com as duas texturas e deixar o seu cabelo natural crescer.

Para ir se acostumando, vá cortando as pontas aos poucos, abusando da texturização capilar, dos penteados e dos acessórios.

 

desventuras de uma cacheada

Tem alguma dúvida que não está no manual? Deixe nos comentários!

Veja também

58 Comentários

  • Resposta karla reis 27 de outubro de 2017 at 00:00

    Obrigada pelas dicas estou a 10 meses em transição é estou adorando a nova textura e um brilho maravilhoso que meu cabelo está .
    Logo no começo devido 7 anos de química quando cortei ele começou a soltar a partir química estando elásticos e secos é ficando brancos mais quando ia cortando mais a parte lisa e deixando o natural ele está mais bonito é sedoso sendo admirado por muitos.

    • Resposta Ster Nascimento 30 de outubro de 2017 at 14:05

      Aaaaaah, que amor! Fico feliz que esteja gostando nessa nova fase capilar! <3 <3

  • Resposta Renata Melo 25 de outubro de 2017 at 03:06

    Oi,resolvi fazer a transição capilar e decidir fazer o Bc daqui 6 meses, me ajude,como devo cuidar do meu cabelo nesse intervalo até o bc?

  • Resposta Melissa 3 de setembro de 2017 at 23:53

    Adorei o post. Estou em transação capilar ha 8 meses e na verdade eu estava e nao sabia, pois nunca tive paciencia para ir ao salao de beleza fazer progressiva, mas finalmente, oito meses depois eu resolci midar. Ainda nao estou com coragem de fazer um BC. Estou me dando bem com as duas texturas até, no entanto, logo vou tirar umas pontinhas. Eu amei a materia. É inspiradora. Parabéns por isso.

    • Resposta Ster Nascimento 8 de setembro de 2017 at 13:28

      Oi Melissa, que bom saber! Fico feliz que tenha ajudado. Espero que esse cantinho te ajude nessa nov fase. Fique tranquila, cada um tem seu tempo! 🙂

  • Resposta Adriane dos Santos Moura 12 de Maio de 2017 at 23:16

    Meu nome é Adriane,comecei a transição e me falaram que o botox orgânico não altera a estrutura do fio. Quero saber o que eu faço?

    • Resposta Ster Nascimento 8 de setembro de 2017 at 14:00

      Adriane, não posso falar com propriedade já que não sei os compostos presentes nesses produtos. Existem sim alguns botox que tem função apenas de tratar o fio sem alterar sua estrutura, mas depende da composição e de forma de aplicação. Analise com seu cabeleireiro a composição do produto e não tenha receio de questionar pra que serve cada substância. Se for apenas para tratar, a composição será parecida com a de qualquer máscara de tratamento, mudando apenas os ativos. Bjs

  • Resposta Thacyara Santos 10 de Março de 2017 at 18:24

    Oi Ster, tudo bom? Estou em transição há 13 meses, meu cabelo está bem grandinho mas não tenho coragem de fazer o BC… Como eu trabalho em um lugar formal, tenho que fazer chapinha toda semana para disfarçar as duas texturas. Voce tem alguma dica npara deixar o cabelo legal, sem chapinha? O blog é maravilhoso, um beijo!

  • Resposta Polianne Pereira 15 de Fevereiro de 2017 at 13:07

    Muito boa sua matéria! A 3 anos atrás comecei sem querer minha transição,fiquei gravida e não pude mais fazer química, meu cabelo voltou a ser cacheado, e lindo, mais sempre gostei de ser loira, comecei a trabalhar e achei que estava dando muito trabalho ( sendo que com selagem e loiro dar trabalho do mesmo jeito), então fiz a besteira de fazer selagem, voltei a ser dependente da selagem, só que desde novembro/16 não fiz mais selagem, só luzes. Mas este mês de Fevereiro/17 revendo minhas fotos com cachos tomei a decisão de voltar a usa-los e estou super empolgada.

  • Resposta Eva Senna 23 de Janeiro de 2017 at 20:05

    Estou na parte final da transição capilar,mas meu cabelo está muito curto. Não acostumei com ele assim, então estou usando mega para eu não ficar tão mal com ele curto. Agradeço pela sua postagem. Foi muito bem explicadinho. Foi muito difícil para mim. Até chorei quando as vezes meu cabelo mesmo com um quilo de creme ele não ficava como eu queria. Kkk..

  • Resposta Aline Joaquina 23 de Janeiro de 2017 at 01:22

    Ster, as informações são perfeitas.
    Me apaixonei.
    Faz 4 meses que fiz permanente, meu cabelo não aguentou e quebrou todo. Cortei as pontas ralas e não quero fazer química, porém minha raiz é super alta.
    Tem alguma dica para que possa aguentar a transição com a raíz alta?

  • Resposta Tamy Sequeira 15 de Janeiro de 2017 at 15:43

    Oi,Ester!
    Cheguei agora no seu blog e logo de cara encontrei esse manual completíssimo!!! Comecei minha transição há pouco tempo, minha última química foi há 4 meses, e ainda tenho muitas dúvidas sobre todo esse processo (além da ansiedade habitual, hahahahahahah). O que me deixa muito tranquila é ter total apoio e incentivo da minha família, amigas e marido, mas sem dúvida, achar pessoas como você, que já passaram por tudo, nos trazendo tantas dicas boas ajuda demaaais! Seguirei te acompanhando, espero ficar assim, poderosa e linda quando acabar a minha transição =)
    Obrigada e um grande beijo!!!

  • Resposta veronica neri 15 de Janeiro de 2017 at 12:32

    Muito bom o texto e as dicas vão me ajudar muito. Estou na TC e tem sido difícil, não me aceitar essa parte foi fácil mas as opiniões das outras pessoas, as vezes me abalam mas não vou desistir
    Obrigada!❤

  • Resposta Bruna 14 de Janeiro de 2017 at 12:51

    Bom dia!
    Adorei o post 🙂
    Acabei de me dar conta que já se foram 9 meses desde a minha última progressiva :O
    Estou com uns 5 ou 6 dedos de cabelo natural (isso sem esticar, né? Esticando dá um tamanho maior) porém não consigo me livrar da chapinha! Nunca consegui achar um penteado que me fizesse sentir bem com o cabelo do jeito que está.
    Comecei a levar o low-poo a sério tem quase um mês (antes já usava alguns produtos do tipo, mas misturava com outros) e pretendo fazer um bom corte ainda esse semestre. Não vejo a hora de poder dar adeus à chapinha!

  • Resposta Luiza 14 de Janeiro de 2017 at 02:20

    Oi Ster! Amei o post, achei maravilhoso! Eu tenho 18 anos e faço progressiva desde os 8 anos :c (Sim, 8 aninhos). Não lembro nem como é meu cabelo natural. E decidi começar minha transição HOJE. Eu sabia o que queria, mas depois de ler seu post, eu tive o triplo de certeza! Obrigada!

  • Resposta Estefane 2 de Janeiro de 2017 at 04:01

    Olá Ster! Estou em transição desde o meado de 2016, acho que minha última química foi em agosto. Antes eu tingia o cabelo de preto, mas parei também. Agora eu quero passar meu cabelo pro ruivo! É um desejo que tenho desde antes do preto e como agora estou voltando ao natural tenho uma vontade maior ainda de pintar, pois acho muito lindo o ruivo em cabelo cacheado, mas como eu pintava de preto minha única opção é descolorir (claro, se meu cabelo aguentar, tenho que falar com a cabeleireira antes) só que como diz na postagem, não é indicado… além de que o ruivo acobreado é difícil de manter por desbotar rápido, então tenho medo de que a tintura excessiva + descoloração altere a forma dos meus cachos, mas só tenho essas férias para pintar o cabelo, se não só irei no final de 2017 quando fizer meu BC. Minha ansiedade grita mais alto e tenho certeza de que se eu pintar, aguentar a transição vai ser muito mais fácil por conta da minha auto estima, só que tem essa questão de mudar a estrutura dos cachos e a saúde do fio… tô super em dúvida! O que me aconselha a fazer?

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:06

      Oi Estefane, tudo bem? Veja só, isso depende muito! Desde antes da transição eu uso coloração no cabelo, e mesmo durante não parei de usar. Mas existem casos e casos. Estava na transição por conta da chapinha, meu cabelo já não tinha mais química. Algumas químicas não são compatíveis com colorações e descolorações, pintando, tenha certeza que seu cabelo irá aguentar sem danificar. Sobre a estrutura dos cachos que estão nascendo, se forem bem cuidados, voltam ao normal. Mas converse com sua cabeleireira, faça um teste de mecha e cuide muuuuuuuuuuuuuuuuuuito da sua juba! Dá uma olhadinha nesse post aqui: http://desventurasdeumacacheada.com.br/guia-dos-cachos-vermelhos/

  • Resposta Daniela Rosa 31 de dezembro de 2016 at 16:32

    Mega completo, amei a matéria. Vi que assim com a chapinha, o excesso de babyliss tbm prejudicam o fio. Eu iniciarei minha transição em fevereiro, se eu fizer uma escova por semana, considerando que nos dois ultimos dias da semaba terei que mante-lo preso. Acha que essa escova pidr prejudicar a estrutura do meu fio?

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:07

      Oi Dani, olha, acredito que não! Mas cuide bastante dele e reponha a água que ele vai perder com o excesso de calor do secador! Você pode fazer isso, fazendo hidratações semanais antes de escovar 🙂

  • Resposta Anônimo 26 de dezembro de 2016 at 15:34

    Olá! Estou em transição quero saber Se eu posso pintar as pontinhas do Meu cabelo ?

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:10

      Oi linda, dá uma olhadinha nesse trecho do post: “Não existe nenhuma regra que proíba a tintura durante a Transição. Mas é importante saber os limites do seu cabelo. As tinturas são químicas que se não usadas corretamente, podem danificar a estrutura do fio, causar cortes químicos ou a “perda dos cachos”. Esteja ciente que seu cabelo deve estar saudável antes de pinta-lo.”

  • Resposta Anônimo 22 de dezembro de 2016 at 04:25

    O post mais completo e inspirador que já vi! Hoje decidi começar a transição, e já sei onde recorrer para obter ajuda durante e depois dessa fase. Continue postando mais e mais, virei fã!

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:15

      Ah, sua linda! Que bom que gostou 🙂 Eu fico muito feliz em saber que o Desventuras é um cantinho onde posso te ajudar nessa fase! Seja bem vinda 🙂

  • Resposta Juliana 19 de dezembro de 2016 at 02:15

    Bem detalhado, entendi tudo certinho, ameii
    Obrigada

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:15

      Que bom que gostou! Fico muito feliz 🙂

  • Resposta Anônimo 17 de novembro de 2016 at 23:26

    OI. Passei um ano e meio em transição capilar, e achei que meu cabelo fosse ondulado, tipo 2B OU 2C, e agora com quase dois anos esta crescendo cachinhos no estilo 3A …isso é normal?

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 01:12

      É sim! É normal ter vários tipos de cachos no cabelo, principalmente porq passamos por várias mudanças hormonais!

  • Resposta Dely 16 de novembro de 2016 at 11:48

    Olá. Adorei o texto. Estou 9 meses em transição, já fiz vários corte neste período, mas ainda tenho química. Está tem sido uma fase muito complicada, pois definitivamente eu não sei lida com o meu cabelo. Tenho que lavar ele todo dia, uso deva curls, mOrange Rosa preto, tô de cachos, lola, faço low pow mas ele parece não se adaptar a nada. Não sei mais o que fazer… só sei que não vou desistir.

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 01:13

      Paciência é o nosso maior aliado nessa fase. Não desista 🙂

  • Resposta Lais Rodrigues 3 de novembro de 2016 at 23:34

    Olá Ster, como vai?
    Olha seu blog me ajudou bastante, sou nova nesta ideia de TC e estava sofrendo já com as texturas diferentes.
    OH MY GOD, Thak you’
    Ah, onde comprar o natural curls? 😀

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:34

      Ah sua linda! Fico muito feliz que tenha gostado 🙂 Como é um produto profissional, vc deve procurar um representante da Maxilline na sua região 🙂

  • Resposta andreia 3 de novembro de 2016 at 18:06

    oi, já fiz o big chop, mas as pontas sempre ficam esticadas… por acontece isso se já cortei tudo?

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:36

      Oi Andreia, o nome disso é Scab hair, é um cabelo que mesmo que não tenha química, sofreu agressão. Geralmente ele define com o tempo! 🙂

  • Resposta Juliana Lima 24 de outubro de 2016 at 16:27

    Boa tarde!!! resolvi voltar com meus cachos, ja estou sem química a 6 meses, esses dias procurando dicas de transição achei o site, lindo e alegre, to fazendo o big chop aos poucos, em breve troco a foto do perfil, ja faço alisamentos a ms de 10 anos, vira e meche deixo cachear ms quando esta crescendo eu vou e aliso 🙁
    acho q agora vaiii!!! Parabéns pelas dicas!!

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Janeiro de 2017 at 00:45

      Agora vaaai sim! Que bom que gostou. Seja bem vinda!

  • Resposta amanda 31 de julho de 2016 at 12:35

    Ola! Estou a 6 meses em transição capilar e é um periodo cheio de descobertas, tem dias que da vontade de nem sair de ksa pq sinto o cabelo feio. Meu cabelo ta com muito frizz e são de cabelos novos que estao nascendo, isso é normal na transição? Gostaria de algumas dicas sobre o que usar para dormir pois no dia seguinte acordo com o cabelo daquele jeito.

  • Resposta Delly Dias 19 de julho de 2016 at 12:37

    Adorei as dicas e informações, estou em fase de transição e não quero cortar meu cabelo, e lendo o post percebi que posso deixa- lo natural sem fazer um corte drástico.
    Muito obrigada.

    • Resposta Ster Nascimento 6 de agosto de 2016 at 19:11

      Oi Delly! Que bom que te ajudou. Sim, você só deve cortar seu cabelo quando estiver segura para isso. Força na transição! Você vai conseguir 🙂

  • Resposta Joceline gomes 19 de julho de 2016 at 10:41

    Olá boa tarde.sou cabo verdiana.neste momento estou numa transição capilar
    As minhas amigas estão todas com cabelos afro e eu resolvi entrar na onda também.esta a ser um pouco complicado mais estou a adorar.quero fazer um BC .adorei as dicas.bgd

    • Resposta Ster Nascimento 6 de agosto de 2016 at 19:11

      Oi Joceline! Que bom que resolveu assumir seu cabelo. Fico muito feliz em ajudar! 🙂

  • Resposta Anônimo 19 de julho de 2016 at 00:41

    Melhor postagem de Transição Capilar que já vi! Parabéns!

    • Resposta Ster Nascimento 6 de agosto de 2016 at 19:12

      Fico feliz que gostou! <3

  • Resposta Mariana 18 de julho de 2016 at 21:09

    Que blog maravilhoso!! Estou simplesmente encantada com o seu conteúdo! Seus posts são recheados de dicas e empoderamento. Esse post foi um achado incrível tendo em vista que estou há um ano e sete meses sem química (digam amém irmãs) e mesmo assim parece que caí de paraquedas. Obrigada por me ajudar e ajudar outras meninas na mesma situação. Você é incrível!

    • Resposta Ster Nascimento 6 de agosto de 2016 at 19:13

      Oi Mariana, que lindo esse seu comentário! Muito obrigada pelo carinho. Me sinto completa quando vejo que posso ajudar, mesmo que pouquinho, outras pessoas a passarem por essa fase! Um super beijo :*

  • Resposta Gabrielle 11 de Maio de 2016 at 21:09

    Oii Ster, faz muito tempo que faço progressiva, e agora há um mês resolvi parar de fazer progressiva, minha raiz já está começando a crescer e agora estou tomando coragem para cortar meu cabelo bem curto, não vejo a hora de meus cachinhos voltarem, seu post me ajudou demais e melhorou muito a minha auto estima!! Um beijo!

    • Resposta Ster Nascimento 12 de Maio de 2016 at 16:21

      Oi Gabrielle, você não imagina como fico feliz em saber que os posts do Desventuras ajudam vocês! Fique firme, e continue com esse pensamento. É bom saber que cada vez mais pessoas estão aceitando seus cabelos e se amando mais! <3

  • Resposta Tatiana 10 de Maio de 2016 at 20:25

    Olá, Adoreeeeeeeeeeei o seu blog! Eu gostaria de saber se você tem a lista dos produtos de “Botox capilar” que podem entrar nesse processo de transição. Na verdade, acho que é só isso que está faltando e eu comecei a ler o seu blog justo porque estou buscando um tipo de botox 100% natural. Se souber, por favor, me avisa. Obrigada!

    • Resposta Ster Nascimento 12 de Maio de 2016 at 16:23

      Oi Tati, eu usei um quando a um tempinho atrás, mas não lembro o nome. Vou pesquisar e falo aqui pra você, ok?

  • Resposta Cristina Dias de Toledo 27 de Abril de 2016 at 17:00

    Oi Stern, fiz o meu BC há um mês depois de 3 meses de transição, ficou curtíssimo e estou adorando. Resolvi fazer depois de ler muitas vezes o seu post sobre transição capilar porque eu queria muito tirar a química do meu cabelo que eu usava liso há de 20 anos. Já não lembrava como era o meu cabelo visto que tenho atualmente 38 anos. Foi muito importante ler o seu post e outros que estão no seu blogue por que me deram coragem para fazer o BC. A informação é muito importante para que possamos nos libertar de certos padrões imposto pela sociedade. Parabéns pelo seu trabalho.

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Maio de 2016 at 15:10

      Oi Cristina, fiquei imensamente feliz com esse seu comentário. É importante pra mim, saber que tenho ajudado outras pessoas a assumirem seus cabelos, e não apenas isso, principalmente ajudar a se sentirem felizes com quem são e recuperarem sua autoestima. Parabéns pela decisão, espero que o seu BC, seja o começo de uma nova fase na sua vida, e que com essa experiência, você aprenda a se amar cada vez mais. 🙂

  • Resposta Vanessa Bitencourt 27 de Abril de 2016 at 16:01

    Mds, como esse post me ajudou *—* aumentou super auto estima, estou a 9 meses em transição , e certas coisas como falta de apoio de pessoas próximas nos deixa mal.. mas com post’s como esse me sinto mais confiante em enfrentar a transição.. ♥ Continue sempre assim, não sabe com esse post’s ajudaaam

    • Resposta Ster Nascimento 3 de Maio de 2016 at 15:12

      Oi Vanessa, que amooor! É bom saber o Desventuras tem te ajudado nesse processo de transição capilar. Espero que aqui seja um cantinho pra você poder contar sempre que precisar. Foco nessa transição, vai dar tudo certo! <3

  • Resposta Ana Carolina 23 de Abril de 2016 at 00:51

    Oi Ster, tudo bem?

    Caramba, este post é mais do que perfeito para o pessoal que está começando o processo de transição ( e também para quem já está nesse caminho há tempo, como eu, que pode se esquecer de algumas coisas, não é?)! Parabéns por este trabalho que você fez ( e faz) com muito carinho e dedicação para seus leitores! Um beijo!

    • Resposta Ster Nascimento 25 de Abril de 2016 at 11:41

      Oii Ana, que amooor! Muito obrigada. Fico muito feliz em poder ajudar! <3

    • Resposta Iolanda Andrade 13 de outubro de 2017 at 03:38

      Estou a 3 meses en transição capilar e esse post me ajudou bastante a enfrentar esse processo que não será fácil, mas o importante é se aceitar e assim será

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: