O Manual da Transição Capilar, é um guia prático, que fiz com muito carinho, para quem quer largar a química e voltar ao cabelo natural ou para quem já está passando pela transição e ainda se encontra perdida nesse processo. Vamos lá?

Transição Capilar

12049247_736962956447292_5358478180070166224_n1-e1455893961908

A Transição Capilar é o período que deixamos as químicas ou processos que transformam a estrutura do nosso fio (alisamentos, progressivas, definitivas, permanentes, chapinha em excesso e etc.). É também, quando resolvemos aceitar nosso cabelo como ele é, e assumir nossa identidade. É uma fase de transformação capilar e desconstrução de padrões.

Por que entrar na Transição Capilar?

Essa é uma pergunta extremamente subjetiva. Ninguém pode dar um real motivo para você assumir seu cabelo natural, mas existem coisas que levam muitas pessoas a largarem a química, como:

  • Autoaceitação e reconstrução da autoestima
  • Desconstrução de padrões
  • Saúde física e capilar
  • Influência de outras pessoas
  • Curiosidade
  • Vontade de mudar
  • Moda

Independente de qual seja o seu motivo, você precisa estar bem com isso. Antes de qualquer decisão, certifique-se de que vale mesmo a pena passar por esse processo e não se deixe levar apenas por influências alheias. Lembre-se: SEU CABELO, SUAS REGRAS!

Sugestão de leituras:

  1. Meu cabelo, minhas regras
  2. Transição capilar – desconstruindo padrões
  3. Não é só cabelo!
  4. Transição capilar e autoestima
  5. Transição Capilar e a mudança interior

Usei química por muito tempo, meu cabelo vai voltar ao normal?

Sim, ele vai voltar ao normal! Mas tenha ciência, que será um processo lento. Não existe nenhum produto milagroso ou mágica para seu cabelo voltar ao natural. Por isso, você vai precisar passar pela Transição.

Como saber se estou na Transição Capilar?

A partir do momento que você resolve voltar ao cabelo natural, você já está na Transição Capilar. Depois disso, as decisões que você tomar sobre seu cabelo, devem estar de acordo com esse processo.

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que deve aceitar seu cabelo COMO ELE É. Em seguida, precisa abandonar as químicas e também a chapinha em excesso.

Posso usar relaxamento e permanente durante a Transição Capilar?

Relaxamentos e permanentes também são químicas. Portanto, se você utilizar qualquer produto desta natureza, não estará em transição. O processo de transição capilar, acontece quando você resolve se abster de qualquer química que transforme a estrutura do seu cabelo.

Posso usar chapinha durante a Transição Capilar?

Manual da Transição Capilar-02

Sim, você pode usar chapinha, mas não em excesso. Apesar de não ser um processo químico, o calor excessivo da chapinha também pode mudar a estrutura do seu fio e danifica-lo drasticamente.

Posso usar Babyliss durante a Transição Capilar?

É o mesmo princípio da chapinha. Você pode usar, mas moderadamente. Evite o uso contínuo e dobre o cuidado que tem com seu cabelo para não resseca-lo e danifica-lo.

Posso pintar o cabelo durante a Transição Capilar?

Manual da Transição Capilar-03

Não existe nenhuma regra que proíba a tintura durante a Transição. Mas é importante saber os limites do seu cabelo. As tinturas são químicas que se não usadas corretamente, podem danificar a estrutura do fio, causar cortes químicos ou a “perda dos cachos”. Esteja ciente que seu cabelo deve estar saudável antes de pinta-lo.

Posso descolorir meu cabelo durante a Transição Capilar?

O processo de descoloração é bastante agressivo e requer que o cabelo esteja saudável. Além disso, os descolorantes geralmente são incompatíveis com várias químicas. Mesmo os cabelos sem químicas ou danos, sofrem com a descoloração e precisam de muito cuidado após o processo. Por isso, aconselho evitar descolorir o cabelo enquanto estiver na transição.

Por quanto tempo devo ficar em Transição?

Isso também é relativo. Depende do quanto você quer esperar ou se sente confortável para cortar a parte alisada. Tem gente que não espera o cabelo natural crescer e corta toda a química, enquanto outras pessoas sentem-se mais confortáveis deixando a parte natural crescer por mais tempo. Já vi casos de pessoas que passaram quase 3 anos com duas texturas e de meninas que rasparam a cabeça e ficaram carequinhas antes mesmo de completar 1 mês de transição.

Passando pela Transição Capilar

Manual da Transição Capilar-05

Enquanto o seu cabelo natural cresce, você vai ter que lidar com as duas texturas. Para passar por isso sem muito desespero, existem algumas técnicas que não fazem milagres, mas chegam muito perto disso!

  • Texturização Capilar

Manual da Transição Capilar-15

A texturização capilar é uma maneira de lidar com as duas texturas durante a transição. As técnicas ajudam a disfarçar a parte lisa sem precisar usar química.

Saiba mais: O que é texturização capilar?

  • Tranças Sintéticas

As tranças sintéticas são uma ótima opção para quem não quer ou não consegue lidar com as duas texturas. Além de práticas, elas são bastante estilosas e fáceis de manter.

Manual da Transição Capilar-06

Sugestão de vídeos que falam sobre tranças sintéticas:

  1. Minha experiência com as tranças sintéticas (esse vídeo foi o primeiro lá do canal, ignorem a timidez, a qualidade e a continuidade)
  2. Tranças sintéticas
  3. Penteados com tranças sintéticas
  • Apliques

Manual da Transição Capilar-08

Os apliques ou mega hair, também são opções viáveis para quem não consegue lidar com as duas texturas. Porém, geralmente são mais caros e exigem mais cuidado que as tranças sintéticas.

  • Laces

Apesar de ser algo que pouca gente fala a respeito, as laces também são opções super válidas. São versáteis, estilosas e práticas. O legal é que você pode mudar sempre que quiser (e puder, pois não são tão baratas).

Manual da Transição Capilar-07

Sugestão de canais que falam sobre laces:

  1. Abigail Ekanola
  2. Wappa Moda
  • Penteados

Outra maneira de passar pela transição é usar a criatividade e abusar dos penteados, desde os mais simples aos mais complexos e sofisticados. O importante é inovar!

Sugestão de tutoriais de penteados:

  1. Penteados simples e fáceis para cabelos crespos e cacheados
  2. Como fazer Moicano suspenso
  • Acessórios

Os acessórios dão uma mão e tanto durante o processo de Transição. Sem contar que existe uma variedade imensa. Faixas, turbantes, tiaras, grampos, presilhas, lenços… vale de tudo! É só usar a criatividade.

Sugestão de acessório:

Tutorial Turbante com calça legging

  • Aceita que dói menos

Essa é a técnica mais fácil e prática. Solta a cabeleira, joga pra cima e pronto! 🙂

Como lidar com os comentários alheios e críticas destrutivas?

Meu conselho é, não lide! Aprenda a ignorar esse tipo de coisa. A Transição Capilar é o período que você deve exercitar sua autoestima e desenvolver seu amor próprio. Para isso, você precisa deixar de lado as opiniões dos outros e aprender a confiar em si mesma.

Nunca deixe que te desestimulem ou diminuam, esse tipo de crítica não deve ser levada em consideração.

Manual da Transição Capilar-10

Meu cabelo está demorando muito para crescer. É normal?

O crescimento capilar depende de muitos fatores como: genética, alimentação, saúde do couro cabeludo e etc. Cada organismo possui um ritmo para o cabelo crescer.

Durante a Transição Capilar, é comum a ansiedade para os fios crescerem logo, mas é preciso ter paciência e saber que seu cabelo não vai crescer da noite para o dia. É um processo lento, portanto, curta cada etapa.

Manual da Transição Capilar-09

No entanto, existem algumas técnicas e produtos que ajudam no crescimento dos fios. Mas não caia no conto da carochinha, desconfie de qualquer receita que prometa resultados milagrosos em curtíssimos períodos de tempo.

Sugestão de vídeos:

  1. Existem produtos milagrosos para crescimento capilar?
  2. Shampoo Bomba de Café

É normal o cabelo cair muito durante a Transição?

Manual da Transição Capilar-11

Parece assustador, mas durante a Transição Capilar, o nosso cabelo tende a cair e quebrar com mais facilidade. Isso acontece principalmente com pessoas que usam química a muito tempo. Quando o cabelo natural começa a crescer, o fio fica diferente da estrutura alisada, enfraquecendo-a.

Por que algumas partes do meu cabelo “cacheiam” mais do que outras?

Mesmo quem já tem o cabelo natural passa por isso. É normal ter várias texturas e tipos de cachos na mesma cabeça. Além disso, algumas partes do nosso cabelo sofrem mais com as químicas e demoram para voltar ao normal, como a franja por exemplo. O ideal é dar mais atenção a esses pontos e não desistir.

Meu cabelo natural não é como eu imaginava. O que fazer?

Essa queixa é mais comum do que muita gente imagina! O discurso da aceitação do cabelo natural tem crescido muito, cada vez mais pessoas resolvem largar a química para assumirem seus cabelos. Mas com esse processo, outros discursos também vieram., como o do “cacho perfeito”. Mas não adianta, cada pessoa tem um tipo de cabelo diferente. E não estamos entrando na Transição, para ter cachos e sim para assumirmos o nosso cabelo natural.

É normal que muitas garotas nem conheçam mais o seu tipo de cabelo, após tantos anos de químicas e alisamentos. Mas esteja aberta para recebe-lo e aceita-lo do jeitinho que ele é.

Posso desistir da Transição Capilar?

Você pode fazer o que você quiser. Não existe obrigatoriedade no processo de Transição Capilar. A menos que você esteja disposta a realmente passar por essa fase e seguir o “protocolo” para conseguir voltar ao natural.

Fora isso, você tem liberdade para tomar suas decisões, e se em algum momento sentir dificuldade em lidar com o processo, avalie seus motivos e enumere os prós e contras. Não se sinta forçada a assumir seu cabelo, porque outras pessoas te levaram a tomar essa decisão, ou pela ditadura do cabelo natural.

Mas se em algum momento, você se sentir enfraquecida, lembre-se que a Transição Capilar é um processo lento e pode ser doloroso para algumas meninas, mas quanto mais foco e  força você tiver, mas perto chegará do seu objetivo. Se por um lado você é livre para desistir, por outro, não deve faze-lo com tanta facilidade. Lute o máximo que puder!

Como cuidar do cabelo durante a Transição Capilar

O que é Cronograma Capilar?

O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados, para suprir as necessidades do nosso cabelo. Muita gente não sabe, que o nosso cabelo precisa repor nutrientes e substâncias, e o cronograma é uma forma de facilitar essa reposição.

Para que isso aconteça corretamente, divide-se os cuidados em 3 etapas: hidratação,nutrição e reconstrução. Cada etapa do Cronograma, vai repor substâncias diferentes, que o cabelos perde ao longo dos processos químicos e naturais.

O que é Cronograma Capilar Oficial?

O Cronograma Capilar Oficial, é indicado para cabelos muito danificados. Por isso, no início da transição capilar, é normal que muita gente opte por segui-lo. Mas a medida que você vai percebendo uma melhora na saúde dos fios, pode adapta-lo para suprir as necessidade específicas do seu cabelo.

Cronograma-capilar

 

Entenda mais sobre o Cronograma aqui: Cronograma Capilar, tente não pirar!

Qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?

  • A Hidratação capilar, é responsável pela reposição hídrica. Ou seja, é nessa etapa que nosso cabelo vai repor água.
  • Nossas madeixas crespas e cacheadas são naturalmente ressecadas, pois a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas. A Nutrição capilar serve para devolver lipídeos e óleo aos fios.
  • A Reconstrução capilar serve para fortalecer o cabelo, repor proteínas e massa aos fios.

Veja mais no post: Qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar?

Posso fazer o meu próprio Cronograma Capilar?

Sim, deve! Cada cabelo tem necessidades especiais e reage diferente às etapas do cronograma. Por isso, é importante você avaliar, testar e estar atenta ao que ele precisa.

  • Clique na imagem para abri-la em tamanho real, salve e imprima para fazer o seu próprio Cronograma Capilar.

cronograma-capilar

O que é  No e Low Poo?

Manual da Transição Capilar-16

São técnicas de lavagem que mudam toda a rotina de cuidados com nosso cabelo. Low Poo significa – Pouco Shampoo e No Poo – Nenhum shampoo.

Quem é adepta ao Low Poo, pode usar shampoo. São usados aqueles que tenham em seus componentes, agentes de limpeza leves (como o cocoamidopropyl) que não agridem a fibra capilar como o shampoo com sulfato. Também não são utilizados produtos que tenham petrolatos (Parafina liquida, óleo mineral, vaselina).

Já quem é adepta ao No Poo, não utiliza shampoo nem os com componentes mais leves, e além de também não usar petrolatos (Parafina liquida, óleo mineral, vaselina). Quem segue a técnica, não utiliza produtos que tenham silicones insolúveis em água, pois essas substâncias ão retiradas do cabelo com shampoo e se você não vai usa-lo, os resíduos dessas substâncias acumulam nos fios, sem contar que o cabelo não ficará limpo.

Saiba mais sobre as técnicas aqui: O que é No e Low poo?

Quando entrar na Transição, sou obrigada a seguir o No e Low poo?

Não, você não é obrigada a seguir as técnicas. Mas aconselho testa-las para saber se seu cabelo se adapta e avaliar os resultados. Lembrando que cada cabelo reage diferente.

Quais produtos devo usar durante a Transição Capilar?

Manual-da-Transição-Capilar-12

Muitas meninas tem dúvidas de quais produtos devem usar durante o processo de Transição. Apesar do seu cabelo não estar totalmente natural, você pode e deve utilizar produtos para cabelos crespos e cacheados.

Aproveite a transição para testar novos produtos e saber como o seu cabelo reage a eles. Prefira produtos que possuem óleos e manteigas vegetais na composição.

Sugestão de produtos e resenhas:

  1. Top Máscaras para o Cronograma Capilar
  2. Top 5 finalizadores para cabelos cacheados
  3. Arquivo de Resenhas de produtos para crespos e cacheados

Quais produtos devo evitar durante a Transição Capilar?

Quaisquer produtos que possuam químicas transformadoras, como alisamentos, relaxamentos, progressivas, definitivas e etc. Caso opte por seguir as técnicas de No e Low poo, evite produtos que possuam parafina, parabenos ou petrolatos. Essas substâncias tendem a ressecar os fios e maquia-los, evitando que os nutrientes penetrem na fibra capilar.

Muitas meninas perguntam sobre o Botox Capilar, que na minha opinião é um caso complexo. Existem produtos com esse nome que servem apenas para tratamento dos fios e não possuem químicas, mas a maioria dos “botox” que vemos nos slões de beleza, são químicas e alisam o cabelo. Para evitar desastres, sempre pergunte ao seu cabeleireiro a composição dos produtos e tenha certeza que não possui nenhuma substância transformadora.

Hidratações caseiras funcionam?

Se você está passando pela transição, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o milagre das receitas caseiras. Elas são uma alternativa barata e eficiente para cuidar do cabelo, independente de qual seja o tipo dele.

Existem várias coisas que podem ser usadas nas hidratações caseiras como, açúcar, maisena, café, creme de leite, leite, mel, frutas, verduras, óleos vegetais, coco, leite de coco e etc.

Veja o nosso arquivo de receitas caseiras e aprenda a usa-las no seu cronograma capilar: Receitas Caseiras para o cabelo

O que é Umectação Capilar?

Umectar o cabelo é usar óleos vegetais para umedecer os fios e repor a oleosidade dos mesmos. É basicamente um “banho de óleo˜.

Quais óleos devo usar na Umectação Capilar?

Utilize óleos 100% vegetais e de preferência extra-virgens. Os óleos minerais e seus derivados não devem ser utilizados, pois impedem a passagem dos nutrientes e podem danificar a estrutura dos fios.

Sugestão de leitura:

Tudo o que você precisa saber sobre Umectação Capilar

O Big Chop

Manual da Transição Capilar-14

O Grande Corte, também conhecido como BC ou Big Chop, é quando você corta toda a parte com química do cabelo e deixa apenas a parte natural, que cresceu durante a Transição Capilar.

Há quem diga, que se não for um corte radical, não é BC. Eu já acho, que se você tira toda a química, independente do tamanho que o seu cabelo natural está, é sim um Big Chop. Pois a partir desse momento, seu cabelo mudará completamente e você terá que aprender a lidar com a nova textura capilar.

Sugestão de leituras:

  1. Quem tem medo do BC
  2. 20 fotos para você se inspirar e criar coragem para fazer o BC

Quando posso fazer o BC?

Você pode e deve fazer o Big Chop quando se sentir preparada. Não existe um momento exato. Tem gente que nem passa pela transição e prefere fazer logo o BC, outras pessoas sentem-se mais confortáveis esperando um tempo maior para que o cabelo natural cresça um pouco antes de cortar a parte lisa.

Manual da Transição Capilar-13

E se eu não quiser cortar meu cabelo?

São raros os casos de pessoas que não precisam cortar o cabelo para voltar ao natural. Pois as químicas de relaxamento, alisamentos ou progressivas costumam ser definitivas e não dá para tira-las do cabelo sem corta-lo. Mas enquanto não se sente preparada, você pode aprender a lidar com as duas texturas e deixar o seu cabelo natural crescer.

Para ir se acostumando, vá cortando as pontas aos poucos, abusando da texturização capilar, dos penteados e dos acessórios.

 

desventuras de uma cacheada

Tem alguma dúvida que não está no manual? Deixe nos comentários!