Se tem uma coisa que aterroriza parte das crespas e cacheadas, principalmente aquelas que estão começando a assumir suas cabeleiras, é o Day After. No começo, é realmente muito difícil; o cabelo não colabora, é difícil lidar com o frizz, dá vontade de lavar o cabelo todo santo dia!

  • O que é Day After?

O Day After, ou dia seguinte, é o dia depois da lavagem do cabelo. Ou seja, todos os dias que não lavamos o cabelo, são considerados Day Afters.

Mas lidar com o nosso cabelo sem precisar lava-lo, as vezes pode ser uma tarefa e tanto. Principalmente porque eles são naturalmente ressecados, e na maioria das vezes achamos que a solução para isso é se jogar embaixo da torneira.

Mas antes de entrar em desespero total, que tal dar uma olhadinha nas dicas que trouxe para vocês?

1- Aceita que dói menos

Eis o nosso lema, não é! Não me canso de dizer isso para vocês! Não adianta querer uma cabeleira “ideal” e entrar na onda da Síndrome dos Cachos Perfeitos. Aceite seu cabelo como ele é. Afinal, assumir o cabelo natural vem com todo o pacote de frizz e volume juntos.

2- Comece pela lavagem

Quando você vai lavar o cabelo, já tem que pensar em como ele vai reagir na manhã seguinte. Então, nada de se jogar no chuveiro com a água muito quente. Prefira lavar as madeixas com água morna ou fria.

O shampoo também é importante, prefira aqueles que não possuem sulfato na composição. Eles agridem menos os fios. Na hora da lavagem, passe o produto apenas no couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos delicadamente.

Use um condicionador adequado para o seu tipo de cabelo e tente desembaraça-lo com os dedos ainda debaixo do chuveiro.

3- Na hora de secar

Se você não é fã de frizz, o momento de secar o cabelo é crucial. Evite usar toalhas feupudas, prefira as de algodão ou até mesmo uma camiseta velha. Já expliquei isso no post Coisas que você não deve fazer com seu cabelo cacheado.

Caso queira usar um secador, não esqueça de usar um difusor (Veja 7 coisas que toda cacheada precisa ter) e alternar o jato sempre entre o frio e o morno.

Na dúvida, veja o vídeo abaixo:

4- Finalizando a cabeleira

A forma que você finaliza seu cabelo, também vai fazer muita diferença nos day afters.  Prefira finalizadores mais consistentes que seguram melhor os cachos e controlam o volume e o frizz.

Você também pode optar por técnicas de finalização como a fitagem e a fitagem estruturada que garantem mais day afters sem muito trabalho. Se estiver na transição capilar, pode optar pelas texturizações.

5- Vamos dormir?

Se você assim como eu, parece uma louca dormindo, talvez já esteja acostumada a acordar parecendo um leão descontrolado. Não tenho palavra melhor para definir o meu cabelo quando acordo, do que JUBA!

Mas na hora de dormir, existem alguns truques eficientes para ajudar a controlar a cabeleira no day after.

  • Coque abacaxi
Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento
Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento

 

Uma solução simples e prática, que ajuda a preservar o cabelo na hora de dormir. Expliquei tudo no post Como fazer coque abacaxi para dormir.

Dá uma olhadinha também nesse tutorial lá do canal:

  • Travesseiro de cetim
Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento

 

Na hora de dormir, utilize uma fronha de cetim para diminuir o atrito entre o cabelo e o travesseiro. Isso evita o frizz excessivo e ajuda a manter os cachos no dia seguinte. É sério, funciona mesmo!

  • Touca de cetim
ooops-cacheou-07
Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento

 

Assim como o travesseiro de cetim, a touca de cetim também tem a função de diminuir o atrito . É uma ótima opção, porque o cabelo fica todo protegido dentro na touca e não corre o risco de amassar ou sair do lugar.

A OOOPS Cacheou! Vende travesseiros e toucas de cetins exclusivas e envia para todo o Brasil. A loja liberou um kit para sortear pra vocês esse mês. Então, fiquem ligados na nossa fanpage e não se esqueçam de visitar também a página da OOOPS Cacheou no facebook!

Conheça a Loja Ooops Cacheou!

6- Como revitalizar o cabelo no dia seguinte

Chegou o Day after, você seguiu todas as dicas e mesmo assim o cabelo amanheceu daquele jeito… Calma, nem tudo está perdido! Existem algumas técnicas para te ajudar.

Primeiro você precisa ter um borrifador! É a nossa arma secreta para ajudar a definir a cabeleira no dia seguinte.

Opção 1 – Borrifador

  • Você vai precisar de:

1 borrifador

Água ou Solução fisiológica

Leave in (ou qualquer creme finalizador de sua preferência – prefira os mais levinhos)

Bepantol (opcional)

  • Como fazer:

Encha o borrifador com o líquido até a metade, acrescente 1 tampinha de bepantol e 1/3 do leave in. Misture tudo e borrife cuidadosamente no cabelo, enquanto vai amassando as pontinhas e arrumando os cachinhos.

Veja o vídeo de como cuido do meu cabelo nos Day afters:

Opção 2 – Técnica LOC para day afters

Já falei sobre a técnica aqui no blog. Que consiste em usar Líquido, óleo e creme para finalizar os cabelos. Dá uma olhadinha no post LOC e aprenda a fazer a técnica.

Bom, isso é o que geralmente faço para tentar ter um bom day after. Geralmente lavo o meu cabelo apenas 1 vez por semana e confesso que ele fica mais bonito um dia depois. A maior dica é não ficar na paranoia de ter o cabelo sempre certinho. Aceitar a personalidade da sua juba e ama-la do jeitinho que é.

E vocês, o que fazem para ter um bom day after? Contem pra mim!