Cronograma Capilar – Tente não pirar!

O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados, para suprir as necessidades do nosso cabelo. Muita gente não sabe, que o nosso cabelo precisa repor nutrientes e substâncias, e o cronograma é uma forma de facilitar essa reposição.

Para que isso aconteça corretamente, divide-se os cuidados em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do Cronograma, vai repor substâncias diferentes, que o cabelos perde ao longo dos processos químicos e naturais.

Hidratação

 

Quando o cabelo está com frizz fora do normal e ressecado, é sinal que ele precisa repor água. Para isso, serve a Hidratação, que é responsável pela Reposição hídrica.

Nessa etapa, você vai usar produtos a base de Vitaminas, frutas, ervas, extratos vegetais, açúcar e seus derivados, Pantenol e etc. Algumas substâncias que você pode usar para potencializar a hidratação:

  1. Mel
  2. Aloe Vera (Babosa)
  3. Vitaminas
  4. Bepantol
  5. Glicerina
  6. Extratos vegetais
  7. Frutas
  8. Cereais
  9. Açúcar

Nutrição

A Nutrição capilar, é a aliada nº 1 de quem tem cabelos crespos e cacheados. Nossos cabelos são naturalmente ressecados, pois a oleosidade da raiz, não consegue chegar às pontas. Para lidar com esse problema, investimos em Nutrições, que são responsáveis por repor lipídeos aos fios.

Nesta etapa, usa-se produtos a base de óleos vegetais e manteigas. Algumas substâncias que você pode usar para potencializar suas nutrições:

  1. Azeite de oliva
  2. Óleo de coco
  3. Óleo de semente de uva
  4. Óleo de acabacate
  5. Óleo de argan
  6. Óleo de tutano

OBS: É importante lembrar que os óleos benéficos para o nosso cabelo, devem ser 100% vegetais e extra virgens. Com exceção do Óleo de tutano, que é de origem animal. Óleos minerais, deixam os cabelos mais ressecados.

Reconstrução

 

Quando os cabelos estão frágeis e quebradiços, é sinal que eles precisam repor massa. A Reconstrução capilar, é responsável pela reposição de massa e proteínas aos fios. Os produtos devem conter substâncias como:

  1. Queratina
  2. Colágeno
  3. Arginina
  4. Cisteína
  5. Creatina
  • Cronograma capilar oficial

O Cronograma Capilar Oficial, é indicado para cabelos muito danificados. Por isso, no início da transição capilar, é normal que muita gente opte por segui-lo. Mas a medida que você vai percebendo uma melhora na saúde dos fios, pode adapta-lo para suprir as necessidade específicas do seu cabelo.

Cronograma-capilar

 

Para entender melhor como funciona, dá uma olhadinha nesse vídeo que fiz lá no canal:

(Obs: Esse vídeo eu fiz para um post que escrevi no blog Cacheia, mas já tem tudo explicadinho aqui pra vocês.)

  • Dúvidas frequentes

– Quantas vezes por semana devo seguir o Cronograma capilar?

O ideal é que as etapas sejam feitas no máximo 3 vezes na semana. Com um intervalo mínimo de 48 horas entre cada uma.

– Posso fazer duas etapas no mesmo dia?

O ideal é que se faça apenas 1 etapa por dia, para não sobrecarregar o cabelo. Ao fazer mais de uma etapa, elo pode acabar não absorvendo nenhuma substância.

– Posso criar meu próprio Cronograma Capilar?

Sim, deve! Se você já consegue perceber as necessidades do seu cabelo, é muito importante que adapte o cronograma para repor o que ele mais precisa.

– Quero seguir o cronograma com menos frequência, posso?

Sim, se seu cabelo não tem necessidade de receber 3 etapas na semana, você pode diminui-las. Eu faço 1 etapa por semana e as vezes quinzenalmente.

Untitled-2

 

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários. Se ainda não começou o seu cronograma, corre logo para começar o seu e me conta o que achou dos resultados.

Gosotu? Veja mais aqui: Qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?

About the author

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Related

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Nathalia 3 de agosto de 2017 at 20:55

    Obrigada pelas dicas, Ester. Pode parecer meio óbvio, mas to meio confusa com os intervalos. Exemplo: 2feira eu faço hidratação. Devo fazer novamente a hidratação na 5feira ou na 4feira? Brigadao!

    Reply
    • Ster Nascimento 8 de setembro de 2017 at 13:34

      Oi Nat, vai depender da necessidade do seu cabelo e de quantas vezes vc lava ele durante a semana. Eu faço uma etapa por semana, tem gente que far segunda, quarta e sexta, ouras preferem apenas segunda e sexta… etc. Mas é sempre bom um pequeno intervalo entre uma etapa e outra pra que seu cabelo consiga absorver os nutrientes. bjs

      Reply
  • Mayara Martins Pereia 31 de março de 2017 at 14:24

    Ster tudo bom? Estou em fase de transição mas tenho uma dúvida! Depois que fazemos esses processos (hidratação, nutrição, reconstrução) nós finalizamos o cabelo (fitagem/texturização)?

    Reply
    • Ster Nascimento 22 de outubro de 2017 at 14:35

      May, os processos devem ser feitos separadamente, dependendo da necessidade do seu cabelo. E sim, vc finaliza normalmente. bjo

      Reply
  • Vanessa Moreira 9 de outubro de 2016 at 22:43

    Você escreveu de uma maneira tão sucinta, que consegui compreender tudo direitinho. Obrigada!

    Reply
    • Ster Nascimento 13 de outubro de 2016 at 01:11

      Aii, que bom que conseguiu entender direitinho! No começo parece meio complicado, mas depois a gente acostuma. Bjo ♥♥♥

      Reply
  • Ana 6 de dezembro de 2015 at 04:09

    Esteer !! Quando acordo meu cabelo está um bagaço . Tem algum truque de como dormir pra ele acrdar mais arrumadinho? ( obs : ah um mito de que se deve durmir com ele preso em um coque ou trança

    Reply
    • Ster Nascimento 6 de dezembro de 2015 at 07:44

      Ana, eu não consigo dormir com meu cabelo preso, sinto muita agonia! Vou anotar aqui pra já fazer um post sobre isso, mas para adiantar, você pode usar uma fronha de cetim. O Cetim é bem lisinho e diminui bastante o atrito entre o cabelo e o tecido. 🙂

      Reply