O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados, para suprir as necessidades do nosso cabelo. Muita gente não sabe, que o nosso cabelo precisa repor nutrientes e substâncias, e o cronograma é uma forma de facilitar essa reposição.

Para que isso aconteça corretamente, divide-se os cuidados em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do Cronograma, vai repor substâncias diferentes, que o cabelos perde ao longo dos processos químicos e naturais.

Hidratação

 

Quando o cabelo está com frizz fora do normal e ressecado, é sinal que ele precisa repor água. Para isso, serve a Hidratação, que é responsável pela Reposição hídrica.

Nessa etapa, você vai usar produtos a base de Vitaminas, frutas, ervas, extratos vegetais, açúcar e seus derivados, Pantenol e etc. Algumas substâncias que você pode usar para potencializar a hidratação:

  1. Mel
  2. Aloe Vera (Babosa)
  3. Vitaminas
  4. Bepantol
  5. Glicerina
  6. Extratos vegetais
  7. Frutas
  8. Cereais
  9. Açúcar

Nutrição

A Nutrição capilar, é a aliada nº 1 de quem tem cabelos crespos e cacheados. Nossos cabelos são naturalmente ressecados, pois a oleosidade da raiz, não consegue chegar às pontas. Para lidar com esse problema, investimos em Nutrições, que são responsáveis por repor lipídeos aos fios.

Nesta etapa, usa-se produtos a base de óleos vegetais e manteigas. Algumas substâncias que você pode usar para potencializar suas nutrições:

  1. Azeite de oliva
  2. Óleo de coco
  3. Óleo de semente de uva
  4. Óleo de acabacate
  5. Óleo de argan
  6. Óleo de tutano

OBS: É importante lembrar que os óleos benéficos para o nosso cabelo, devem ser 100% vegetais e extra virgens. Com exceção do Óleo de tutano, que é de origem animal. Óleos minerais, deixam os cabelos mais ressecados.

Reconstrução

 

Quando os cabelos estão frágeis e quebradiços, é sinal que eles precisam repor massa. A Reconstrução capilar, é responsável pela reposição de massa e proteínas aos fios. Os produtos devem conter substâncias como:

  1. Queratina
  2. Colágeno
  3. Arginina
  4. Cisteína
  5. Creatina
  • Cronograma capilar oficial

O Cronograma Capilar Oficial, é indicado para cabelos muito danificados. Por isso, no início da transição capilar, é normal que muita gente opte por segui-lo. Mas a medida que você vai percebendo uma melhora na saúde dos fios, pode adapta-lo para suprir as necessidade específicas do seu cabelo.

Cronograma-capilar

 

Para entender melhor como funciona, dá uma olhadinha nesse vídeo que fiz lá no canal:

(Obs: Esse vídeo eu fiz para um post que escrevi no blog Cacheia, mas já tem tudo explicadinho aqui pra vocês.)

  • Dúvidas frequentes

– Quantas vezes por semana devo seguir o Cronograma capilar?

O ideal é que as etapas sejam feitas no máximo 3 vezes na semana. Com um intervalo mínimo de 48 horas entre cada uma.

– Posso fazer duas etapas no mesmo dia?

O ideal é que se faça apenas 1 etapa por dia, para não sobrecarregar o cabelo. Ao fazer mais de uma etapa, elo pode acabar não absorvendo nenhuma substância.

– Posso criar meu próprio Cronograma Capilar?

Sim, deve! Se você já consegue perceber as necessidades do seu cabelo, é muito importante que adapte o cronograma para repor o que ele mais precisa.

– Quero seguir o cronograma com menos frequência, posso?

Sim, se seu cabelo não tem necessidade de receber 3 etapas na semana, você pode diminui-las. Eu faço 1 etapa por semana e as vezes quinzenalmente.

Untitled-2

 

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários. Se ainda não começou o seu cronograma, corre logo para começar o seu e me conta o que achou dos resultados.

Gosotu? Veja mais aqui: Qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?