Tudo o que você precisa saber sobre Umectação Capilar

Hoje vamos falar sobre um tratamento essencial para quem tem madeixas crespas e cacheadas: a umectação capilar.

Responsável por devolver nutrientes e lipídeos aos fios, a umectação faz parte da etapa nutrição do Cronograma capilar.

Apesar de ser um procedimento simples, muita gente ainda tem dúvidas sobre como fazer a umectação capilar e quais produtos utilizar para obter o resultado esperado.

  • O que é umectação capilar?

Umectar o cabelo é usar óleos vegetais para umedecer os fios e repor a oleosidade dos mesmos. É basicamente um “banho de óleo˜.

  • Pra que serve?

Diga adeus aos cabelos secos! Além de repor os lipídeos da fibra capilar, o umectação sela os fios, fazendo com que o cabelo retenha água e nutrientes. Isso mantém o cabelo hidratado e nutrido por mais tempo e evita danos externos.

  • O que usar?

Utilize óleos 100% vegetais e de preferência extra-virgens. Os óleos minerais e seus derivados não devem ser utilizados, pois impedem a passagem dos nutrientes e podem danificar a estrutura dos fios.

óleos-para-umectação-capilar

  1.  Óleo de Coco – Por ser um dos únicos óleos que conseguem penetrar na fibra capilar (os outros agem apenas na parte externa dos fios), ele é o queridinho de muita gente.  Possui propriedades antioxidantes e ajuda a fortalecer os fios.
  2. Azeite de Oliva – Pode ser encontrado em qualquer supermercado e tem um precinho camarada. Ótimo para recuperar as pontas quebradiças e ressecadas.
  3. Óleo de Rícino – Famoso por acelerar o crescimento capilar (e de outros pelos), também ajuda no brilho e nutrição dos fios.
  4. Óleo de Amêndoas doce – Esse óleo é campeão em brilho e maciez, além disso, pode ser encontrado em qualquer farmácia e é super baratinho.

óleo beloved princess las barbas

O óleo Beloved Princess da Las Barbas, possui vários óleos vegetais em sua composição e também pode ser utilizado para a umectação capilar. O que eu gosto nele, é a combinação dos vários óleos, que juntos deixam um resultado perfeito e um cheirinho maravilhoso!

Esses são os que mais costumo usar, mas você pode testar outros óleos como de Argan, Ojon, Semente de uva, Abacate, e manteigas vegetais.

  • Como fazer

Com os cabelos secos (limpos ou sujos), umedece todo o comprimento dos fios co o óleo vegetal e vá massageando mecha por mecha. Em seguida, faça uma massagem no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea (isso ajuda no crescimento capilar).

Deixe agir por no minimo 30 minutos. Quanto mais tempo você deixar, melhor será o resultado. Em seguida lave com shampoo e enxágue com água morna, friccionando bastante para retirar o excesso dos fios.

Veja como fazer aqui: Umectação de óleo de coco e cenoura 

  • Umectação capilar noturna

Faça o procedimento durante a noite e coloque uma touca. Durma com o óleo vegetal no cabelo e retire pela manhã.

  • Quantas vezes posso fazer a umectação capilar?

Você pode fazer a umectação sempre que perceber seu cabelo ressecado ou com frizz excessivo. Se você ainda não consegue observar as necessidades do seu cabelo, pode fazer um Cronograma capilar. A umectação, faz parte da etapa Nutrição, e como nosso cabelo é bastante ressecado, sugiro fazer 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

desventuras de uma cacheada

Bom, espero que tenham gostado. Eu amo o resultado da umectação no meu cabelo e faço com muita frequência. Se tiver alguma dúvida, conta pra mim nos comentários.

About the author

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Related

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Óleo Beloved Princess – Las Barbas – Desventuras de uma Cacheada 2 de fevereiro de 2016 at 23:19

    […] Tudo o que você precisa saber sobre Umectação Capilar […]

    Reply