Cabelos

Guia dos Cachos Vermelhos II – Manutenção e cuidados

Já descobrimos como chegar ao tom ideal no Guia dos Cachos Vermelhos I. Agora vamos aprender a cuidar das madeixas coloridas e a preservar os cachos/crespos antes, durante e após a coloração.

  • Como pintar o cabelo sem danifica-lo?

Uma das perguntas que mais recebo sobre coloração é: “Se eu pintar meu cabelo, vai estragar os cachos?“. Isso é uma pergunta muito subjetiva, pois depende muito do cuidado que você tem com ele e que terá após pinta-lo.

–  Pode acontecer dos cachos abrirem após a coloração. Se isso acontecer de forma moderada, investir em cuidados específicos ajudam o cabelo a voltar ao formato original. Porém, existem situações em que os cabelos não estavam preparados para receber a tintura e acabam enfraquecendo a ponto de quebrarem as estruturas que formam os cachos.

É importante saber que cada cabelo cabelo reage de forma diferente tanto a produtos, químicas e ações externas. Por isso, além do cuidado diário, é preciso ter muita atenção às necessidades que você precisa suprir.

IMPORTANTE: A Coloração é um processo químico e pode danificar o seu fio. Portanto seu cabelo precisa estar preparado e saudável.

  • Cuidados pré-coloração 

Nosso cabelo é extremamente poroso e ressecado, e para evitar que a porosidade aumente após o processo de coloração, é preciso selar as cutículas e fortalecer os fios.

Se você já segue o Cronograma Capilaresses cuidados já são habituais. Se nâo, é preciso montar uma rotina de cuidados que estaja de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Dicas:

–  Após a coloração, nosso cabelo pode perder ainda mais a oleosidade dos fios. Intensifique as nutrições capilares, utilizando máscaras nutritivas que possuam óleos ou manteigas vegetais na sua composição.

– A umectação capilar ajuda a devolver a definição e selar as cutículas dos fios. Os óleos vegetais, além de devolverem a oleosidade natural, também ajudam no brilho e maciez do cabelo além de fortalece-lo. Se você não sabe como umectar o cabelo, veja o post Tudo que você precisa saber sobre umectação capilar.

– Após processos químicos, o cabelo perde muita massa. A reconstrução capilar tem a função de devolver massa e proteína aos fios. Faça uma reconstrução capilar preventiva 15 dias e um dia antes da coloração. Você pode fazer a Reconstrução capilar com queratina.

  • Cuidados durante a coloração

– Tenha certeza que seu cabelo está saudável o suficiente para receber a coloração. Lembre-se, a tintura é um processo químico e pode não ser compatível com outras químicas. Certifique-se disso antes de começar a pintar o seu cabelo.

– Faça o teste de mecha antes do processo. O teste é muito importante para avaliar a saúde dos fios. Além disso, ele vai mostrar como o produto reagirá ao seu cabelo e quanto tempo precisa deixa-lo para atingir o tom desejado. Assim, você não terá nenhuma surpresa quando fizer o processo no resto do cabelo.

DSC_0058

  • Cuidados pós-coloração

Cuidados básicos:

– Não lave os cabelos todos os dias

Lavar o cabelo com shampoo diariamente, pode retirar a oleosidade natural dos fios e resseca-los. Isso a gente já sabe. Mas quando se trata de colorações, quando lavamos o nosso cabelo com muita frequência, ele pode desbotar mais rápido e perder a cor com facilidade. Caso você precise lavar seu cabelo, pode optar pelo Co-wash, que consiste em lavar os fios com condicionador. Saiba como fazer no post O que é No e Low poo.

– Não utilize água quente

Essa também é uma dica para nossas madeixas cacheadas. Mas além disso, a água quente também pode fazer com que a tintura saia dos fios com mais facilidade.

– Cuidado com o sol

O sol em excesso além de danificar a cor, também pode danificar as nossas madeixas. Caso tenha que ficar muito tempo exposta ao sol, proteja seu cabelo com acessórios (chapéus, bonés, lenços, turbante e etc.) e use sempre produtos capilares com filtro solar.

– Nada de calor excessivo!

Além de causar danos para a estrutura do fio, utilizar chapinha e secador em excesso também desbota a cor. Na hora de secar os cachos, use sempre o jato frio do secador intercalado com o jato morno. Isso ajuda a preservar a cor e controlar o frizz.

– Continue cuidando

Nada de relaxar! Agora, mais do que nunca, é muito importante manter os cuidados. Como já disse antes, o Cronograma Capilar ajuda a criar uma rotina de acordo com as necessidades do seu fio. Invista em hidratações caseiras e faça reconstruções ao menos uma vez por mês.

Manutenção do cabelo vermelho

Até aqui, falei de cuidados gerais para quem quer ou pretende pintar os cabelos. Agora vamos falar sobre os cuidados com os cachos vermelhos!

  • O vermelho desbota muito rápido?

Sim, a tintura vermelha tende a desbotar mais rápido do que as outras cores. Isso acontece, porque as partículas do corante vermelho são bem pequenas e saem com mais facilidade dos fios. Mas calma, sem pânico! Eu uso meu cabelo vermelho a quase 4 anos e consigo viver muito bem com isso. É claro que não sou paranoica com a cor, as vezes até curto ele desbotadinho. Mas existem alguns truques que vão ajudar na manutenção do vermelho.

Se você ainda não viu nosso FAQ sobre cabelos vermelhos, dá uma olhadinha nesse vídeo antes de ler o resto do post:

 

Dica1: Máscaras tonalizantes para cabelos vermelhos – O que eu uso?

As máscaras tonalizantes são uma salvação para quem tem cabelos vermelhos. Além de manter a cor, elas ajudam a hidratar os fios e podem ser usadas semanalmente. Elas não são permanentes, mas surpreendem muito quando o assunto é tirar o desbotamento dos fios.

– Mask Revit – Dicolore Cosméticos

A Mask Revit da Dicolore é uma máscara hidratante intensificadora de cor. Além de tonalizar o cabelo ela ajuda muito na hidratação dos fios. Ela não é liberada para Low poo, mas para quem não é adepta à técnica, vale a pena experimentar.

– Moulin Rouge – Lola Cosmetics

Moulin Rouge Lola

O Moulin Rouge é um Tratamento Iluminador da Cor, ou seja, uma máscara que além de tonalizar o cabelo (leia-se iluminar a cor). também vai hidrata-lo. Eu gosto muito de como ela deixa o tom do meu cabelo puxado para o rosa. Sem contar que é liberada para Low poo e vem num pote de 1 Kg. Veja a resenha completa aqui.

 

Dica 2: Máscara hidratante + coloração = Xô desbotamento!

Outra maneira de acabar com o desbotamento precoce dos fios sem danifica-los é utilizando o famoso “banho de brilho”. Você pode fazer esse procedimento uma vez por mês.

Você vai precisar de:

1/3 da bisnaga de tintura ou tonalizante que você usa no seu cabelo.

2 colheres (sopa) de emulsão reveladora

2 colheres (sopa) de máscara de hidratação branca

Como fazer:

Misture tudo em um recipiente de plástico e passe nos cabelos lavados e úmidos. Deixe agir por cerca de 30 minutos, enxague e condicione como de costume.

 

 

Dica 3: Tonalize!

Eu já falei sobre a diferença entre tintura e tonalizante no primeiro manual. Para manutenção da cor, os tonalizantes são uma ótima opção. Eles possuem uma cobertura ótima e ajuda a manter a cor até a próxima coloração sem danificar os fios.

Alguns tonalizantes podem deixar o cabelo um pouco ressecado, mas nada que algumas hidratações não resolvam. É importante lembrar que se sua raiz não for clara, a diferença entre ela e o comprimento será nítida. Mesmo assim, o resultado ainda é muito satisfatório.

 

 

Dica 4: Produtos para manutenção diária do cabelo vermelho

Atualmente eu utilizo a linha Super Star da Lola, gosto bastante dela pois é liberada para low poo e possui um preço bem acessível. A linha possui shampoo, condicionador e creme para pentear, com pigmento vermelho que ajuda na manutenção da cor.

Existem muitos produtos para manutenção da cor que você também pode utilizar. Eles ajudam a fechar as cutículas do fio e minimizar os danos causados pela coloração. Muitos produtos para cabelos cacheados também cumprem essa função. Opte por produtos que possuem componentes nutritivos na composição.

Os finalizadores para cabelos coloridos não possuem propriedades que ajudam na definição do cabelo crespo e cacheado. Por isso, use o seu finalizador de costume mesmo se optar pela linha de manutenção da cor.

desventuras de uma cacheada

Gostou das dicas? Conta pra mim nos comentários!

Veja também:

FAQ: Cabelo crespo/cacheado e vermelho, pode?
Como pintar o cabelo de roxo com Violeta Genciana

 

Veja também

4 Comentários

  • Resposta Aline 7 de agosto de 2016 at 15:42

    Como tu tirou as manchas da máscara tonalizante do seu corpo?

    • Resposta Ster Nascimento 13 de outubro de 2016 at 00:51

      Moça… desculpa pela demora! Geralmente eu uso removedor de maquiagem e funciona! 🙂

  • Resposta raisa 28 de Março de 2016 at 01:39

    a mascara tonalizante substitui a tinta tonalizante?

    • Resposta Ster Nascimento 28 de Março de 2016 at 22:39

      Raisa, assim como qualquer tonalizante, a máscara não é permanente e o pigmento não entra na cutícula capilar. Algumas máscaras podem não pigmentar os fios tão bem, por isso, o ideal é que a cor base do seu cabelo já esteja clara. Se tiver alguma dúvida, dá uma olhadinha no nosso Guia dos Cachos vermelhos I. Beijo :*

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: