Como cuidar do cabelo cacheado no inverno

Como cuidar do cabelo cacheado no inverno

Cabelo Cacheado no inverno

Quem tem o cabelo crespo e cacheado, sabe que quando a temperatura abaixa, o nosso cabelo resolve sofrer ainda mais com o ressecamento, frizz em excesso e as indesejadas caspas.

Mas calma, não precisa se desesperar. Hoje trouxe algumas dicas de como cuidar do cabelo cacheado no inverno. Vamos lá?

  • Agua quente, não senhor!

Parece loucura, mas mesmo no frio, precisamos evitar lavar os cabelos com água quente. Além de ressecar muito os fios, ela retira o brilho do cabelo e ainda colabora para o acúmulo de caspas.

Mas não precisa tomar banho frio! Opte por lavar o cabelo antes ou depois do banho, com a água bem morninha. Assim, você cuida das madeixas e evita pegar um baita resfriado.

  • Capriche na hidratação!

Se em dias mais quentes, o nosso cabelo já sofre com o ressecamento, no frio o sofrimento é ainda maior! Por isso, seguir o cronograma capilar corretamente e evitar o calor excessivo é fundamental.

Intensifique a etapa hidratação do cronograma capilar, para repor água aos fios e faça umectações para selar as cutículas e evitar que o cabelo fique vulnerável e perca nutrientes com facilidade.

– Receita de hidratação para dias frios e úmidos:

Uma solução para reter a umidade dos cabelos nos dias frios e controlar o frizz, é usar a Glicerina. Apesar de ter o efeito contrário em dias mais secos, quando a umidade do ar for grande (principalmente em dias chuvosos), a Hidratação de Glicerina ajuda a manter os fios macios e brilhosos por mais tempo.

Você vai precisar de:

  1. 5ml de Glicerina (bi-destilada ou vegetal)
  2. 3 colheres de sopa de Máscara de hidratação

Como fazer:

  1.  Misture a Glicerina com a máscara de hidratação (aumente a quantidade da máscara de acordo com o comprimento do seu cabelo) e aplique no cabelo limpo e úmido.
  2. Massageie os fios e deixe agir por 20 minutos.
  3. Enxague o cabelo, condicione e finalize como de costume.

Cuidados ao usar a Glicerina nos fios:

Em dias secos, a Glicerina ao invés de trazer a água para os fios, terá o efeito contrário, deixando o cabelo ainda mais ressecado.

Cabelos muito porosos, tendem a reter mais água do que precisam, o que causa o enfraquecimento dos fios. Evite usar a Glicerina nesse caso. Saiba como fazer o teste de porosidade capilar.

Cabelos tingidos tendem a desbotar, caso a tintura ainda não tenha fixado nos fios. Prefira usar a Glicerina 48 horas depois de pintar o cabelo.

  • Seco, sequinho, secão!

Em dias frios, evite sair com o cabelo molhado ou muito úmido. Além de correr o risco de pegar um resfriado, nessa época, o cabelo tende a ficar muito frágil. Os fatores externos, aliados à baixa temperatura podem deixar os fios quebradiços.

Seque os cabelos com secador e use o difusor caso queira o cabelo com menos volume e mais definição. Mas é importante lembrar, que a temperatura muito quente, também danifica os fios. Por isso, utilize o jato morno do secador, alternado com frio. Isso também ajuda a reduzir o frizz.

  • Sai caspa!

Se tem uma coisa que incomoda muito, é a tal da caspa! No inverno, esse mal costuma afetar muita gente. Para evitar a caspa em excesso, é preciso ter alguns cuidados especiais:

  1. JAMAIS, NUNCA, NEVER lave o cabelo com água quente.
  2. Não use condicionadores, máscaras ou finalizadores no couro cabeludo.
  3. Prefira finalizadores mais levinhos.
  4. Não durma com o cabelo úmido ou molhado.
  5. Procure um dermatologista para avaliar o seu caso e indicar produtos para amenizar o problema. ( Os shampoos anticaspas ajudam muito e em alguns casos, resolvem completamente o problema).
  • Curta cada Day After como se fosse o último

Cabelos crespos e cacheados não devem ser lavados todos os dias, e no frio, ainda bate aquela preguicinha básica! Nessa época, ter bons day afters e saber aproveita-los, é essencial. Saiba como no post dicas para ter um bom day after.

Bom, agora que você já sabe como cuidar do cabelo cacheado no inverno, é só tirar o casaco do armário e aproveitar a estação fria com o cabelo lindo e saudável! 🙂

Beijo :*

About

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Related Posts
6 comments
  • Thalita

    outubro 16th, 2016 18:41

    Preciso de ajuda..... Vou viajar para lugares com neve e não sei o que fazer com o cabelo.

    Reply
    • Ster Nascimento

      outubro 17th, 2016 22:09

      Oi Thalita, acho que se seguir essas dicas já ajuda bastante. Tente não sair com o cabelo úmido no frio, seca-lo sempre que molhar e usar água morna para lava-lo. Use produtos nutritivos. É normal que no frio nosso cabelo resseque com mais facilidade e fique um pouco quebradiço. No mais... é só cuidar dele direitinho! Boa viagem, curta bastante! :)

      Reply
  • Karina de Souza Nascimento

    Maio 4th, 2016 8:16

    Preciso de ajuda! :( - Não consigo achar creme ou finalizador que funcione no meu cabelo. Nunca consigo ficar de day after.. Help me please?

    Reply
    • Ster Nascimento

      Maio 4th, 2016 15:03

      Oi Karina, dá uma olhadinha nesse post aqui: http://desventurasdeumacacheada.com.br/dica-finalizadores-para-cabelos-cacheados/

      Reply
  • Paloma

    Maio 3rd, 2016 14:00

    Aqui em São Paulo está muito frio. Valeu pelas dicas, sua Linda <3

    Reply
    • Ster Nascimento

      Maio 3rd, 2016 15:07

      Oi Paloma, aqui em SC também está bem friozinho! Nada, obrigada você pelo comentário! :)

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.