Hoje eu vou falar um pouco sobre porosidade capilar, que apesar de ser um assunto não muito abordado, é de extrema importância para saber como anda a saúde dos fios e também para identificar qual etapa do cronograma capilar seu cabelo está precisando.

  • O que é porosidade capilar?

A porosidade capilar é definida pela abertura das cutículas do cabelo. Ou seja, quanto mais abertas as cutículas, menos os nutrientes ficam retidos nos fios. Por outro lado, se as cutículas são muito fechadas, os nutrientes não são absorvidos. O ideal é o meio termo.

  • Teste de porosidade capilar

O teste de porosidade capilar é muito fácil de fazer e leva cerca de 5 minutos. A partir dele, podemos descobrir a porosidade do nosso fio.

Você vai precisar de:

  • Um recipiente
  • Água em temperatura ambiente

Como fazer:

Encha o recipiente com água e coloque um fio do seu cabelo dentro. É importante que o seu cabelo esteja totalmente limpo e sem nenhum produto. Deixe por cerca de 5 minutos e veja o resultado.

teste-de-porosidade-capilar

1- O fio flutuou – Baixa porosidade

Se o fio flutuou, significa que o seu cabelo tem baixa porosidade. Ou seja, tem dificuldade em absorver água e nutrientes.

2- O fio afundou – Alta porosidade

Se o fio afundou, significa que as cutículas estão muito abertas e não conseguem reter toda a umidade e nutrientes que absorve. Nosso tipo de cabelo tende a ser bastante poroso, por isso são mais propícios ao frizz e ressecamento.

3- O fio ficou no meio ou demorou para afundar – Porosidade normal

Quando o fio fica no meio, indica que a porosidade do cabelo está normal e o seu cabelo consegue absorver e reter as substâncias necessárias para mante-lo saudável, nutrido e hidratado.

  • Como cuidar de cabelos com baixa porosidade

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo cabelo com baixa porosidade, pode ser considerado saudável. Quando as cutículas são muito fechadas, elas repelem a umidade e os nutrientes necessários para a manutenção e saúde dos fios.

Cabelos com baixa porosidade tendem a acumular produtos e proteínas, deixando os fios frágeis e quebradiços. Prefira produtos leves e com textura mais líquida. Abuse de óleos vegetais e de hidratações capilares.

Para induzir a abertura das cutículas e fazer com que os nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade, lave o cabelo com água morna antes de utilizar a máscara capilar e antes de enxaguar (geralmente durante a pausa com o produto no cabelo) utilize touca térmica ou uma toalha levemente aquecida.

  • Como cuidar de cabelos com alta porosidade

Antes de qualquer coisa, você precisa identificar se a alta porosidade é natural do seu tipo de cabelo ou proveniente de algum processo químico, uso excessivo da chapinha e secador ou fatores externos.

Esse tipo de cabelo tem alta tendência à quebra, principalmente quando úmidos, pois retem muita umidade nos fios que já são fragilizados por causa da abertura excessiva das cutículas. Além disso, eles também são visivelmente ressecados (pois perdem hidratação com muita facilidade) e propícios ao frizz (essas características são tão familiares para vocês como são para mim?).

Para selar as cutículas dos fios, abuse de produtos umectantes, óleos e manteigas vegetais. A umectação capilar ajuda a diminuir a abertura das camadas, ajudando a reter a hidratação por mais tempo. Por isso eu não canso de dizer; umectação é vida!

Untitled-21

E aí, gostaram das dicas? Conta pra mim nos comentários? 🙂 😀