5 coisas que você não deve fazer com o seu cabelo crespo ou cacheado

No último #steresponde do Canal (aproveita e se inscreve lá!), não deu para responder todas as perguntas de vocês. Vi que muita gente tem dúvidas sobre cuidados com o cabelo, e baseado nisso, resolvi enumerar 5 coisas que você não deve fazer com o seu cabelo crespo ou cacheado.

1- Pentear o cabelo crespo/cacheado seco

Untitled-1-01

Pentear os fios secos, pode deixa-los quebradiços e danifica-los, devido à eletricidade que o atrito entre o pente e o nosso cabelo produz. Nossos cabelos são muito sensíveis  e embolam com facilidade, e esse tipo de prática pode render uma baita dor de cabeça (literalmente) e quebra dos fios. Portanto, o ideal é que desembarace o cabelo no banho ou quando estiver bastante molhado com a ajuda de um creme, condicionador ou máscara capilar.

2- Lavar o cabelo com água quente

Untitled-1-02

Lavar o cabelo crespo/cacheado com água quente, retira a oleosidade natural dos fios e deixa-os ressecados. Lave sempre o cabelo com água morna ou fria. Você pode lava-lo antes ou depois do banho, se for acostumada com a água quentinha.

3- Usar muito finalizador

5-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-com-o-seu-cabelo-crespo-ou-cacheado

Usar finalizadores em excesso pode deixar o cabelo sobrecarregado e trazer muitas consequências. Além de fazer com que o cabelo seque mais devagar, pode criar caspas e deixar o cabelo mofado. O que faz  a raiz “apodrecer” e causa queda capilar. Se você usa bastante finalizador, o ideal é lavar o cabelo ao menos 3 vezes na semana. Para não ressecar os fios, pode utilizar a técnica Co-wash que a Quézia explicou no post O que é No e Low poo.

4- Secar o cabelo com toalha de banho

5-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-com-o-seu-cabelo-crespo-ou-cacheado

Pode parecer besteira, mas para quem não é muito fã de frizz e volume excessivo, a dica é bastante útil. A fricção da toalha de banho com o cabelo, tem um efeito parecido com o do velcro. O que estimula bastante o frizz. O ideal é secar os fios com uma toalha de fibra sintética ou um tecido de algodão. Pode até ser uma camiseta velha.

5- Usar chapinha com muita frequência

5-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-com-o-seu-cabelo-crespo-ou-cacheado

Apesar do alisamento com chapinha não ser um processo químico e permanente, ela pode sim mudar a estrutura dos nossos fios se usada excessivamente e da forma errada. Eu tive que passar pele Transição Capilar duas vezes por causa disso.  Não é proibido, mas tente usa-la com cautela, pois o calor excessivo retira a umidade dos fios, deixando-os fragilizados e sem definição. O que causa as famosas e terríveis “pontas lisas”.

Gostou? Dá uma olhadinha nesses posts também:

Coisas que todas crespa/cacheada precisa saber

7 dicas para vencer a Transição Capilar

7 coisas que toda cacheada precisa ter

About the author

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Related

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Kleide Naira 12 de fevereiro de 2016 at 02:47

    Enxugar com toalha dessas normais de banho costumo usar e fiquei sabendo mesmo que causa frizz e volume, mas já que não me importo muito com isso, continuo usando. Realmente pentear o cabelo seco, quebra bastante. Ótimas dicas minha flor. Um xeruh!!!

    http://www.kleidenaira.com.br

    Reply
    • Ster Nascimento 19 de fevereiro de 2016 at 21:15

      Muito obrigada sua liinda! Eu também não me importo muito, mas meu cabelo tem mais frizz do que tudo e dá pra perceber uma diferença enoooorme! Beijooo :*

      Reply