fbpx
TIPOS-DE-CACHOS

Tipos de cacho: Você sabe identificar o seu?

O post de hoje vai falar sobre um assunto que muitas meninas tem dúvidas e vivem me perguntando lá na página: “tipos de cacho“.

Mas antes, se você ainda não me segue no Instagram e que ficar mais pertinho e acompanhar um pouco do meu dia a dia, cola comigo no @desventurasdeumacacheada.

Já me seguiu lá? Então vamos ao post!

Por que dividir em tipos de cacho?

Apesar de muita gente usar isso para “hierarquizar um tipo de textura”, a divisão dos tipos de cacho, foi criada para facilitar a nossa vida. A partir dela, podemos entender melhor sobre as características do nosso cabelo, como lidar com as particularidades dele e quais cuidados devemos aplicar diariamente.

Recentemente a Salon Line até usou uma tabela de tipos de cachos na sua linha de produtos “Tô de Cacho, que tal?“. Tem renha do Crespo divino aqui. Bom, não sei vocês, mas pra mim facilitou bastante na hora de comprar o produto.

  • Tipos de Cacho

A primeira vez que ouvi falar sobre tipos de cachos, foi no grupo Cacheadas em transição. E pesquisando melhor sobre o assunto, descobri que essa divisão foi feita por Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. Hoje, muitas tabelas podem ser encontradas na internet, e essa classificação ficou muito mais fácil de ser entendida depois que visitei alguns artigos do blog Naturally Curly.

Os cachos podem ser divididos em três categorias: 2, 3 e 4. Todas possuem subcategorias: A,B e C.

Tipos de Cachos-01

É claro que essa não é uma regra absoluta e que nem todo cabelo vai se encaixar perfeitamente em alguma categoria. Mas é uma maneira de nos dar um “norte” para identificarmos as necessidades do nosso cabelo, de acordo com suas características.

  • Tipos de Cacho – O tipo 2 (Ondulados)

Tipos de Cachos-04

O cabelo tipo 2, é tão famoso “ondulado”. Ele fica no meio termo: não é liso, mas também não chega a formar cachos. As ondas formam um  formato  de “S”, não são muito volumosos (salvo exceções) e tendem ao frizz.

2A

2A – Esse é o tipo mais perto do liso. Possui ondulações leves e pouquíssima definição. Não é volumoso.

2B – As ondas começam a formar bem perto da cabeça, é um pouco mais definido que o tipo 2A, mas ainda assim, possui pouco volume.

2C – Esse tipo já fica bem próximo do cacheado. Também chamado de “encaracolado”, o cabelo 3A pode até formar cachos mais abertos e tem mais volume do que o 2A e 2B. De todos, esse é o mais propício ao frizz e tende a ser bastante ressecado nas pontas.

  • Tipos de Cacho – O tipo 3 (Cacheados)

Tipos de Cachos-02

Os cabelos do tipo 3, possuem cachos mais definidos e na maioria das vezes tendem a ser bastante volumosos. São extremamente propícios ao frizz e na maioria das vezes são naturalmente ressecados.

TIPO-3

3A – Na minha opinião, o cabelo 3A ainda é encaracolado, porém possui muito mais definição que o tipo 2C, por isso, possuem fator um encolhimento mediano. São cachos maiores e mais abertos, tendem ao volume e sofrem bastante com as diferenças climáticas.

3B – Os cachos 3B formam as famosas molinham e possuem bastante definição . Possuem cachos médios em forma de espiral e são bastante ressecados e volumosos.

3C –  Esse aqui é o meu tipo de cacho, então vou ter mais propriedade para falar dele. Apesar do meu cabelo possuir a textura 3B em algumas partes, esse tipo predomina na maior parte das minhas madeixas. São cachos menores e com bastante definição e um fator encolhimento maior, mas também são extremamente ressecados. Falo isso porque percebo uma diferença enorme entre as texturas dos meus fios. Chegam bem perto da textura crespa.

Apesar de tenderem à definição, o tipo 3C precisa de maiores cuidados para ficar definido por mais tempo. Você pode tentar técnicas de finalização como a fitagem e a fitagem estruturada.

  • Tipos de Cacho – O tipo 4 (Crespos ou Afros)

Tipos de Cachos-03

Apesar do mito de serem grossos e da sua textura rígida, esse tipo de cabelo é o mais fino e mais sensível. Possuem poucas escamas, por isso são mais opacos, quebram com facilidade e não tem tanto brilho como os outros tipos. Esse também é o motivo por não absorverem muita água e serem mais ressecados.

TIPO-4

4A – Muito parecido com o tipo 3C, porém mais volumoso e com menos brilho. Possuem cachos bem fechadinhos e definidos que formam um “S” quando esticados.

4B – Esse tipo de cabelo geralmente não forma cachos, possuem uma estrutura em forma de “Z”. São bem densos e possuem bastante definição e fator encolhimento extremo (fica bem menor do que seu tamanho real quando esticado).

4C – Possuem cachinhos minúsculos que não se formam sozinhos (você precisa fazer alguma texturização para forma-los). São naturalmente secos e segundo o Naturally Curly podem encolher mais de 75% do seu tamanho real.

  • Posso ter mais de uma textura de cabelo?

Não só pode como a maioria das pessoas tendem a ter vários tipos de cachos na cabeça. Eu por exemplo oscilo entre o tipo 3B/C e percebo uma diferença enorme entre eles. Na frente o meu cabelo é extremamente definido e muito ressecado. No meio, sofro bastante para estimular a definição dele, porém a textura é muito mais fácil de lidar. Já a nuca, possui uma textura mais fina e cachos medianos.

  • Como lidar com o meu tipo de cacho?

Eu ainda vou fazer um post mais detalhado só sobre cuidados específicos para cada tipo de cacho, mas o mais importante é você conseguir identificar características como definição, oleosidade, frizz, ressecamento, fator encolhimento, volume e etc. Esaas características precisam de cuidados e substâncias específicas. Você pode identifica-las e manter uma rotina de cuidado própria como falei no post sobre Cronograma Capilar. A partir daí, você vai identificar qual etapa do cronograma seu cabelo precisa e quais técnicas e produtos e finalização mais adequada para o seu tipo de cacho.

Untitled-21

É importante lembrar que cada cabelo possui características próprias e não adianta tentar mudar a estrutura do seu fio ou fazer com ele seja diferente do que é. Aprenda a amar e cuidar do seu tipo de cacho e entenda que ele não precisa ficar do jeito que você quer, você quem precisar se adaptar a ele.

Não existe tipos de cachos perfeitos, e entender isso, vai te poupar muito sofrimento e te ajudar a se aceitar e se amar.

E aí? Conseguiu identificar qual é o seu tipo de cacho? Conta pra mim e deixe suas dúvidas nos comentários! 🙂

Facebook Comments

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

32 Comments

Deixe uma resposta