Pesquisar

Tipos de cacho: Você sabe identificar o seu?

O post de hoje vai falar sobre um assunto que muitas meninas tem dúvidas e vivem me perguntando lá na página: “tipos de cacho“.

Por que dividir em tipos de cacho?

Apesar de muita gente usar isso para “hierarquizar um tipo de textura”, a divisão dos tipos de cacho, foi criada para facilitar a nossa vida. A partir dela, podemos entender melhor sobre as características do nosso cabelo, como lidar com as particularidades dele e quais cuidados devemos aplicar diariamente.

Recentemente a Salon Line até usou uma tabela de tipos de cachos na sua linha de produtos “Tô de Cacho, que tal?“. Tem renha do Crespo divino aqui. Bom, não sei vocês, mas pra mim facilitou bastante na hora de comprar o produto.

  • Tipos de Cacho

A primeira vez que ouvi falar sobre tipos de cachos, foi no grupo Cacheadas em transição. E pesquisando melhor sobre o assunto, descobri que essa divisão foi feita por Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. Hoje, muitas tabelas podem ser encontradas na internet, e essa classificação ficou muito mais fácil de ser entendida depois que visitei alguns artigos do blog Naturally Curly.

Os cachos podem ser divididos em três categorias: 2, 3 e 4. Todas possuem subcategorias: A,B e C.

Tipos de Cachos-01

É claro que essa não é uma regra absoluta e que nem todo cabelo vai se encaixar perfeitamente em alguma categoria. Mas é uma maneira de nos dar um “norte” para identificarmos as necessidades do nosso cabelo, de acordo com suas características.

  • Tipos de Cacho – O tipo 2 (Ondulados)

Tipos de Cachos-04

O cabelo tipo 2, é tão famoso “ondulado”. Ele fica no meio termo: não é liso, mas também não chega a formar cachos. As ondas formam um  formato  de “S”, não são muito volumosos (salvo exceções) e tendem ao frizz.

2A

2A – Esse é o tipo mais perto do liso. Possui ondulações leves e pouquíssima definição. Não é volumoso.

2B – As ondas começam a formar bem perto da cabeça, é um pouco mais definido que o tipo 2A, mas ainda assim, possui pouco volume.

2C – Esse tipo já fica bem próximo do cacheado. Também chamado de “encaracolado”, o cabelo 3A pode até formar cachos mais abertos e tem mais volume do que o 2A e 2B. De todos, esse é o mais propício ao frizz e tende a ser bastante ressecado nas pontas.

  • Tipos de Cacho – O tipo 3 (Cacheados)

Tipos de Cachos-02

Os cabelos do tipo 3, possuem cachos mais definidos e na maioria das vezes tendem a ser bastante volumosos. São extremamente propícios ao frizz e na maioria das vezes são naturalmente ressecados.

TIPO-3

3A – Na minha opinião, o cabelo 3A ainda é encaracolado, porém possui muito mais definição que o tipo 2C, por isso, possuem fator um encolhimento mediano. São cachos maiores e mais abertos, tendem ao volume e sofrem bastante com as diferenças climáticas.

3B – Os cachos 3B formam as famosas molinham e possuem bastante definição . Possuem cachos médios em forma de espiral e são bastante ressecados e volumosos.

3C –  Esse aqui é o meu tipo de cacho, então vou ter mais propriedade para falar dele. Apesar do meu cabelo possuir a textura 3B em algumas partes, esse tipo predomina na maior parte das minhas madeixas. São cachos menores e com bastante definição e um fator encolhimento maior, mas também são extremamente ressecados. Falo isso porque percebo uma diferença enorme entre as texturas dos meus fios. Chegam bem perto da textura crespa.

Apesar de tenderem à definição, o tipo 3C precisa de maiores cuidados para ficar definido por mais tempo. Você pode tentar técnicas de finalização como a fitagem e a fitagem estruturada.

  • Tipos de Cacho – O tipo 4 (Crespos ou Afros)

Tipos de Cachos-03

Apesar do mito de serem grossos e da sua textura rígida, esse tipo de cabelo é o mais fino e mais sensível. Possuem poucas escamas, por isso são mais opacos, quebram com facilidade e não tem tanto brilho como os outros tipos. Esse também é o motivo por não absorverem muita água e serem mais ressecados.

TIPO-4

4A – Muito parecido com o tipo 3C, porém mais volumoso e com menos brilho. Possuem cachos bem fechadinhos e definidos que formam um “S” quando esticados.

4B – Esse tipo de cabelo geralmente não forma cachos, possuem uma estrutura em forma de “Z”. São bem densos e possuem bastante definição e fator encolhimento extremo (fica bem menor do que seu tamanho real quando esticado).

4C – Possuem cachinhos minúsculos que não se formam sozinhos (você precisa fazer alguma texturização para forma-los). São naturalmente secos e segundo o Naturally Curly podem encolher mais de 75% do seu tamanho real.

  • Posso ter mais de uma textura de cabelo?

Não só pode como a maioria das pessoas tendem a ter vários tipos de cachos na cabeça. Eu por exemplo oscilo entre o tipo 3B/C e percebo uma diferença enorme entre eles. Na frente o meu cabelo é extremamente definido e muito ressecado. No meio, sofro bastante para estimular a definição dele, porém a textura é muito mais fácil de lidar. Já a nuca, possui uma textura mais fina e cachos medianos.

  • Como lidar com o meu tipo de cacho?

Eu ainda vou fazer um post mais detalhado só sobre cuidados específicos para cada tipo de cacho, mas o mais importante é você conseguir identificar características como definição, oleosidade, frizz, ressecamento, fator encolhimento, volume e etc. Esaas características precisam de cuidados e substâncias específicas. Você pode identifica-las e manter uma rotina de cuidado própria como falei no post sobre Cronograma Capilar. A partir daí, você vai identificar qual etapa do cronograma seu cabelo precisa e quais técnicas e produtos e finalização mais adequada para o seu tipo de cacho.

Untitled-21

É importante lembrar que cada cabelo possui características próprias e não adianta tentar mudar a estrutura do seu fio ou fazer com ele seja diferente do que é. Aprenda a amar e cuidar do seu tipo de cacho e entenda que ele não precisa ficar do jeito que você quer, você quem precisar se adaptar a ele.

Não existe tipos de cachos perfeitos, e entender isso, vai te poupar muito sofrimento e te ajudar a se aceitar e se amar.

E aí? Conseguiu identificar qual é o seu tipo de cacho? Conta pra mim e deixe suas dúvidas nos comentários! 🙂

 

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

32Comments
  1. Anônimo

    30 de novembro de 2017 15:17

    Com 2cm de raiz crescida posso saber qual e o meu tipo de cacho ?

    • Ster Nascimento

      7 de dezembro de 2017 00:31

      Acho que ainda é bem curtinho, mas dependendo, da pra saber se ele tem a textura ondulada, cacheada ou crespa!

  2. Tainara

    19 de outubro de 2017 16:54

    O meu cabelo é 3b/c mas esta mto mal cuidado e por vergonha uso sempre a prancha para dar uma escondida no frizz e em outros problemas.. n sei + o q eu faço. N uso progressiva já faz uns 2 a 3 anos .. preciso de dicas para hidratar, e cuiddar melhor dos meus cabelos.obg!!! N tenho nenhuma foto dele cacheado pois me sinto feia por ele tá mal cuidado.

  3. Kalita

    21 de setembro de 2017 17:10

    Não consigo saber meu tipo isso agora ?

    • Ster Nascimento

      22 de outubro de 2017 14:16

      Tenta olhar as características e definir se ele tem a textura mais crespa ou cacheada, isso já ajuda na hora de escolher os tratamentos e cuidados.

  4. Mileny

    8 de junho de 2017 00:34

    O meu cabelo é uma mistura de 2A de um lado e 2c de outro. O que eu faço?

    • Ster Nascimento

      8 de setembro de 2017 13:47

      É super normal isso! Mantenha o cuidado para o tipo 2, e tente estimular a definição do lado menos definido amassando bastante na hora da finalização ou testando algumas finalizações como o dedoliss por exemplo. 🙂

  5. rebeca

    14 de maio de 2017 21:53

    Vc define o tipo de cacho com cabelo finalizado ou não. Pa quando não finalizo ele é um tipo mas quando finalizo ele é outro.

    • Ster Nascimento

      8 de setembro de 2017 13:57

      O tipo de cacho independe da finalização, até porque a definição ou resultado pós finalização é uma característica para confirmar o seu tipo. A estrutura do fio é diferente, a textura, tudo! 🙂

  6. BI Dias

    19 de abril de 2017 17:45

    Oi amei seu poste, me ajudou muito pois tenho dificuldade em cuidar dos meus cachos . Tem dias q meu cabelo está um 2C(Dias úmidos e chuvosos) e outros ele está um 3A, eu amo meus cachos nunca fiz escova, chapinha ou progressiva e graça ao seu poste vou conseguir achar os produtos pra cuidar melhor dos meus cabelos . Muito obrigada bjus Bi

    • Ster Nascimento

      22 de outubro de 2017 14:27

      Aaaaaaah, que bom que ajudou! Fico muito feliz. Bjo

  7. Paloma mendes

    12 de março de 2017 01:23

    Olha tenho quase certeza que o meu ta entre o 2c e o 3a porque a minha raiz é lisa e da orelha pra baixo e bem cacheado, so que aqueles cachos mais abertos, que tipo de creme devo usar?? Fiz um bc no mej cabelo ah 3 meses, e ta maravilhoso.. Os cachos voltando ao normal, mais ainda quero mais formado!

  8. raynara Silva Santos

    11 de março de 2017 15:10

    o meu é 3A e 3B

  9. raynara Silva Santos

    11 de março de 2017 15:09

    o meu é entre 3A e 3B porque uns cachos são enrolados outros são realmente encaracolados

  10. Gabriella

    11 de março de 2017 11:37

    O meu é 2, mas tem muito volume 🙂

  11. Anônimo

    9 de março de 2017 20:57

    Amei as dicas e descobri q meu cabelo é tipo 3c

  12. Samira Angelus de Oliveira

    4 de março de 2017 13:57

    Eu também sofro com isso…Saí da transição entre químicos alisantes mas continua esticando a frente e lados… com certeza é a tinta. Então agora iniciei a transição assumir meus grisalhos pra ver se os cachos voltam naturalmente…vai ser difícil!

  13. Vanuza Alves

    3 de março de 2017 03:08

    O meu ya uma mistura de 2C, 3B e 4A

  14. Débora Vaz

    27 de fevereiro de 2017 21:51

    Super bem explicado! amei

  15. Anônimo

    16 de fevereiro de 2017 17:36

    Obrigada Esther por mim ajuda o meu é 3b 3 c.fica com Deus boa tarde

  16. Samara Rebeca

    17 de janeiro de 2017 19:09

    Oie. Com sua ajuda descobri um pouco dos meus cachos. Queria saber quais são os produtos que eu posso utilizar pra manter ele mais firme e quais dicas que você pode me dar pra manter mais ele e mais cacheados?

    Obs: Ele chega a ser 2c; 3A e 3B.

  17. Erica Borges

    13 de janeiro de 2017 01:02

    Se eu te mandar uma foto minha tu pode me ajudar a saber qual o tipo do meu? Sempre fico em dúvida!

  18. Leila Ferraz

    4 de janeiro de 2017 22:23

    meu cabelo , ainda esta na fase da transição, faz 6 meses… e já estou vendo ele inchar e ver os cachos pequenos, pode me ajuda a saber qual meu tipo de cacho 🙁

  19. Aline

    10 de dezembro de 2016 18:36

    Amei! Tirou minha dúvida hehe! Com sua ajuda descobri o tipo dos meus cachos! Ele na raiz a quase a metade é 2B e da metade as pontas são 3A .. Obrigada!

    • Ster Nascimento

      3 de janeiro de 2017 00:27

      por nada minha linda! Volte sempre 🙂

    • juliatereza

      1 de fevereiro de 2017 18:45

      oi eu n sei com cuidar do meu cabelo direito eu acho que ele e o 4a ou o 4b eu so tenho 12 anos e é muito dificil cuidar do meu cabelo sozinha porque eu n gosto que minha mãe mecha nele

  20. Jullia Thyanná Xavier

    18 de abril de 2016 21:48

    Eu acho que o meu tá entre 3B E 3C não sei exatamente. rsrsrs Amando o Blog!

    • Ster Nascimento

      19 de abril de 2016 01:21

      Oii Julia, tudo bem? Que bom que gostou daqui! Fico feliz <3

  21. La Rabêlo

    1 de março de 2016 15:59

    Meu cabelo é muito louco. Algumas partes parecem 2A, outras 3B mas no geral ele fica entre o 2C e 3A.
    Ainda bem que tem o “Tô de Cacho 2 ABC – 3A” pra salvar este cabelo quadripolar. hehehe

    • Ster Nascimento

      4 de março de 2016 15:24

      Hhahahahahaa, siiiim! Entendo perfeitamente essa multipolaridade! <3 <3

  22. Juliana

    24 de fevereiro de 2016 13:05

    Amando as dicas! Estava com dúvidas sobre qual o tipo do meu cabelo, mas agora que ele está crescendo e com as dicas ficou mais fácil, é o 3C. 🙂

    • Ster Nascimento

      24 de fevereiro de 2016 15:27

      Que booom Juliana! Fico feliz em poder ajudar. O meu também é 3C <3 <3 Muito obrigada pelo comentário! 🙂

Deixe uma resposta