Dicas

Dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido

Crescimento-capilar

Cabelos crespos e cacheados só são bonitos longos? NÃO! Mulheres precisam ter o cabelo comprido para parecerem mais femininas? NÃO! Existe alguma dica para milagrosamente me transformar na Rapunzel? Mil vezes NÃO!

Sem querer ser rude, mas se você ainda acha que a resposta para essas três perguntas é sim, esse post não vai te ajudar muito. Agora, se você quer dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido de forma saudável e consciente, está no lugar certo!

Depois que fiz o meu BC, fiquei desesperada para o meu cabelo crescer logo, mas sempre que batia a crise de ansiedade, fazia um corte impulsivo. Em média, cheguei a cortar meu cabelo 5 vezes em um só ano. Mesmo assim, ele cresceu bastante sem precisar de truques mirabolantes ou receitas loucas. São 3 anos de BC e muito amor envolvido!

crescimento-capilar

Tenha paciência

Essa dica vem em primeiro lugar, porque para o cabelo crescer mais rápido, você precisa saber que ele não cresce milagrosamente de um dia para o outro. Assim como a maioria dos processos no nosso corpo, o crescimento do cabelo depende de fatores genéticos, alimentares e externos ao seu corpo.

O fator psicológico também conta muito, quanto mais ansiedade, menos o cabelo cresce.

Fuja de receitas que prometem milagres

Normalmente, um cabelo saudável cresce cerca de 1cm por mês. Então fuja de receitas e produtos que prometem milagrosos 10cm por mês ou 5cm por semana. Existem muitas receitas que aceleram o crescimento capilar, mas todas elas agem de acordo com o crescimento natural do seu fio.

 

Cuide da sua alimentação e beba muita água

Essa dica vai diretamente para… Eu mesma! Sim, a alimentação saudável contribui muito para a saúde dos nossos fios e também para o cabelo crescer mais rápido.

É importante manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes que o nosso corpo precisa. Além disso é preciso manter o corpo muito bem hidrato e beber bastante água, para facilitar o transporte das substâncias no nosso corpo.

Mantenha uma rotina de cuidados

Vocês já estão até cansados, de tanto que eu falo isso né!? Mas isso é muito sério, o cronograma capilar ajuda a suprir as necessidades do nosso cabelo e estimula o crescimento dos fios. Um cabelo que não é saudável, tende a ficar quebradiço e crescer mais devagar.

Na dúvida do que seu cabelo precisa? Saiba a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Massagem no Couro Cabeludo

As massagens no couro cabeludo ajudam a estimular a circulação sanguínea e a desobstruir os folículos capilares, o que estimula bastante o crescimento dos fios. Você pode massagear a raiz do cabelo durante o banho, antes de dormir ou qualquer outro momento que tenha livre. O ideal é massagear por no mínimo 5 minutos. Você pode utilizar óleos vegetais para intensificar o resultado.

Umectação Capilar e Óleos Vegetais

Além de serem ótimos aliados para a nutrição dos nossos fios os óleos vegetais também ajudam a estimular o crescimento dos fios.

Um óleo muito utilizado para acelerar o crescimento dos fios e prevenir a queda dos cabelos é o Óleo de Rícino ou de Mamona. É também utilizado para o crescimentos dos pelos da sobrancelha e combate à caspa.

Você pode utiliza-lo na umectação capilar ou direto na raiz com o auxílio de um algodão, deixando agir por no mínimo 30 minutos. (OBS: Aqueça o óleo antes de passar no cabelo pois ajuda a potencializar o efeito e diminui a consistência dele, o ideal é passar ainda morno.)

Tônicos Capilares

Os tônicos capilares também são ótimos aliados no crescimento capilar e ajudam a manter o couro cabeludo limpo e saudável, evitando caspas e a proliferação de fungos que fazem com que o cabelo cresça mais devagar. Algumas sugestões de tônicos capilares que já usei:

tônicos-para-crescimento-capilar

  1. Tônico Capilar Antiqueda – BioExtratus
  2.  Tônico de alho – Gota Dourada
  3. Tônico capilar – Tricofort

Suplementos vitamínicos

Muitas vezes a falta de vitaminas e nutrientes no nosso corpo, impede que nosso cabelo cresça. Existem muitos suplementos que suprem a carência de determinadas substâncias no nosso organismo, como o Pantogar, Pill Food e suplementos a base de Vitamina A.

Eu nunca utilizei nenhum deles, por isso não posso falar com propriedade para vocês. É importante lembrar que é sempre necessário consultar um médico ou dermatologista antes de tomar qualquer medicamento, pois assim como a falta o excesso de determinados nutrientes e vitamina também podem causar danos ao organismo e causar o efeito contrário.

Cafeína

A cafeína é uma substância antioxidante que contribui na limpeza do couro cabeludo, fortalece e hidrata os fios. Ela age diretamente nos folículos capilares,estimulando o crescimento do cabelo.  A substância é até utilizada em tratamentos de doenças ligadas a queda capilar.

Uma opção, é o Shampoo de Café (que é feito com cafeína ou pó de guaraná). Saiba como fazer no vídeo abaixo:

Resultado: Eu percebi um resultado real mas não milagroso como tem se disseminado por aí. Usei por mais de um mês e o resultado é mais perceptível a longo prazo.

transição-capilar

Espero que tenham gostado das dicas, um super beijo,

Ster.

 

 

Veja também

1 Comentário

  • Resposta Blue 17 de outubro de 2016 at 17:30

    Confesso pra ti que sou a loucas das receitinhas para o cabelo crescer, o meu cabelo em si em um crescimento muito bom, porém, eu estou em transição e estou louca pra ele crescer logo pra poder fazer o BC. (sou muito ansiosa) Mas ele ta crescendo bem, acredito que os tonicos que usei ajudou bastante e o shampoo bomba tambem, mas nunca testei o do cafe hahaha

  • Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: