Oi pessoal! O post de hoje é especial para quem tem o cabelo tipo 4. Sabemos que na classificação dos tipos de cacho, o quatro é o mais “apertadinho”, chegando até a não ter voltas perceptíveis (4c) e como todos os diferentes tipos de cabelo, tem suas características próprias. Cada um tem que buscar conhecer seu cabelo e descobrir a melhor forma de lidar com ele, para assim valorizar a beleza natural de forma saudável. Entããão vamos falar sobre 4 delas.
Os cachos tipo 4 são:
RESSECADOS:
Por darem mais voltas, o cabelo tipo 4 têm muita dificuldade em distribuir a oleosidade natural da raiz para as pontas.
É por isso que é essencial suprir essa necessidade com umectações e nutrições, assim o fio todo vai ficar brilhoso e menos ressecado. Veja o post sobre umectação aqui.
VOLUMOSOS:
Esse tipo de madeixa tem tendência a crescer pra cima e só descer quando pega peso (seja por comprimento ou cremes).
A dica é aproveitar ao máximo esse volumão maravilhoso com o qual você foi agraciada(o), existem técnicas como usar cortes que dão leveza aos fios e cremes mais ralos que não pesam.
Outra dica ótima é usar e abusar do Black Power, que só funciona nesse tipo. P.S.: Se quiser volume e uma ótima definição, vale usar seu creme normal e depois da sua finalização passar um produto mais encorpado e grossinho nas pontas apertando-as de baixo pra cima, ajuda bastante.
ENLINHADOS facilmente:
Quando vai chegando no terceiro day after (dia seguinte) os cachinhos vão virando um nó só. Para consertar esse emaranhado, penteie o cabelo antes de passar xampu (que geralmente piora a situação).
O ideal é separar um creme bem baratinho só para essa etapa, pra ajudar a desembaraçar. Usar pentes largos ou escovas próprias para isso e procure fazer um coque abacaxi antes de dormir. Veja mais sobre a dica do coque abacaxi aqui.
TÊM FATOR ENCOLHIMENTO nas alturas:
O 4C, por exemplo, chega a encolher 75% do tamanho. Uma boa dica é esperar e quando o cabelo estiver quase seco ir puxando para baixo os cachinhos com cuidado pra não desfazer. Passar pente garfo ou largo na raiz também aumenta o comprimento dos cabelos (e volume).
Infelizmente, o tipo 4 ainda é o mais difícil de aceitação, própria e da sociedade, por ter sido por muito tempo taxado de “ruim”. Isso é assunto para outro post, mas aqui vai um spoiler: se você tem ou conhece/vê/viu alguém que tem esse tipo de cabelo procure ver a beleza que está escondida logo atrás do seu conceito previamente enformado, esperando para ser notada, ela está aí: volumosa e maravilhosa. Você não consegue perceber?
Anônimo
11 de maio de 2020 01:47
Amei as dicas. Nao sei qual o tipo do meu cabelo ainda. Só sei que ele tem uma mistura de 3b ao 4b eu acho. Uma vez fiz a transição mais no sétimo mês eu falhei. Retomei as químicas. ♀️. E agora estou eu novamente aí na transição à 7meses novamente, já querendo desistir novamente. Ainda não tive coragem de fazer o meu BC. Tenho medo de me arrepender. . Mais depois do que li. Irei dar continuidade Obrigada pelo incentivo.♥️
Anônimo
29 de julho de 2017 02:22
Adorei o seu post. Estou passando pela transiçâo, estou cansada de química e prancha. Estou tentando aceitar o meu cabelo afro, pois não vejo outro caminho, as vezes olho no espelho e me animo e as vezes fico triste e não sei o que fazer. Minha família diz que fico melhor com o cabelo liso, mas realmente estou cansada.
Ster Nascimento
8 de setembro de 2017 13:36
É normal recebermos muitas críticas durante o processo de transição. Ignore-as, e pense no que te deixa bem e feliz. O processo de aceitação é algo diário e realmente leva tempo. Não desista! 🙂
Filipe Wallace (@FilipeWVS)
2 de julho de 2016 23:07
Muito bom o post!!! Parabéns! Que Deus continue abençoando…
Jade Katlen
4 de julho de 2016 23:21
Que bom que gostou! Amém a você também!
Filipe
2 de julho de 2016 22:59
Ótimo post. Parabéns! Que continue abençoando esse trabalho.