Como lidar com a caspa

Como lidar com a caspa

Não sei vocês, mas a caspa para mim é um incômodo e acaba com meu bom humor. Além de ficar visível sob meus cachos, ela ainda causa coceira. Puts, fala serio né!?

MAS O QUE SERIA A CASPA?

A caspa é geralmente uma forma da dermatite seborreica se manifestar. Basicamente é o resultado da descamação do couro cabeludo, que aparece em forma de pequenos (ou não) resíduos brancos, que as vezes é bem sequinha ou bastante oleosa.

 

O QUE CAUSA A CASPA?

Quando o nosso couro cabeludo fica irritado, a caspa aparece. Essa irritação, na maioria das vezes é causada pela proliferação em excesso de um fungo presente no couro cabeludo saudável.

Além disso, existem alguns fatores que agravam o quadro da caspa, como estresse, ansiedade, produtos capilares em excesso e má alimentação.

 

MAS COMO LIDAR A CASPA E AMENIZAR O PROBLEMA?

Existem algumas dicas para controlar a caspa, mas é importante lembrar que a caspa muitas vezes pode ser fruto de um problema clínico mais grave e apesar das soluções paliativas, o ideal é SEMPRE PROCURAR UM DERMATOLOGISTA. Esse profissional é apto para diagnosticar a causa do problema e receitar produtos específicos para o seu caso.

Apesar disso, vou deixar algumas dicas que me ajudam bastante a lidar com a descamação:

  • Sempre que puder, lave os cabelos com água fria ou morna;
  • JAMAIS esfregue o couro cabeludo com as unhas, isso estimula a produção de sebo;
  • Use shampoo anticaspas, massageando com as pontas dos dedos;
  • Sei que é difícil, mas tente controlar o estresse, pois isso favorece a produção excessiva de sebo;

Existem algumas receitas caseiras que me ajudam muito, pois esfoliam o couro cabeludo, limpando-o. Além disso, as substâncias naturais também hidratam o cabelo, deixando os fios mais saudáveis.

RECEITA 1 (ERVAS)

images (1)

Misturar 2 gotas de cada um dos seguintes óleos:
– Limão, cedo e alecrim à 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas.

Aplicar no couro cabeludo, massageando-o e enxaguar após 2 horas.

RECEITA 2 (LIMÃO)

images

OPÇÃO 1 : O limão tem um poder adstringente que ajuda na eliminação da seborreia e caspa. Basta esfregar a casca de limão no couro cabeludo. Massageie com suavidade, deixando agir por meia hora. Lave e enxágue normalmente.

OPÇÃO 2: Aqueça o óleo de coco ate que fique liquido, passe n couro cabeludo e massageie. Coloque uma touca para aquecer um pouco e deixe agir por um hora. Em seguida, aplique suco de limão (puro) no couro cabeludo, e espere por 15 minutos antes de lavar.
Obs: O óleo aquecido vai amaciar a caspa, e o suco do limão vai limpá-la.

RECEITA 3 (VINAGRE DE MAÇÃ)

 

os-beneficios-do-vinagre-de-maca-1-777

Um remédio caseiro muito popular o tratamento da caspa é o vinagre. Para prepará-lo você deve diluir o vinagre com a mesma proporção de água. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por até 30 minutos, lave e enxague.

Ster: O Flávio sofre MUITO com a caspa. Além de ter a pele e o cabelo extremamente oleosos, ele ainda tem que lidar com a descamação excessiva. O vinagre de maçã alivia muito a caspa e deixa o cabelo com o aspecto maravilhoso.

RECEITA 4 (ÓLEOS VEGETAIS E ESSENCIAIS)

 

óleos essenciais e suas misturas

Os óleos vegetais tem propriedades muito benéficas para tratar problemas no couro cabeludo.

– Uma colher de sopa de seu óleo vegetal preferido

Faça massagens circulares levemente no couro cabeludo, de 1 a 2 vezes na semana com óleos vegetais e óleos essenciais específicos.

Óleos Vegetais Específicos Indicados contra Caspa
Óleo de Amêndoas; Óleo de Semente de Uva; Óleo de Coco; Óleo de Oliva; Óleo de Copaíba; Óleo de Rícino

CONTROLANDO A OLEOSIDADE – SHAMPOOS ANTICASPA

Cabelos oleosos tem mais tendências a caspas, por isso é importante lavar os fios frequentemente e saber quais produtos capilares deve utilizar.

Os shampoos anti-caspas são uma ótima opção para higienizar os fios com mais precisão. A melhor opção, são aqueles indicados pelo dermatologista, mas existem alguns produtos no mercado com preço bastante acessível e que apesar de não agir milagrosamente deixa o couro cabeludo limpo por mais tempo.

shampoo-anticaspa

1- Shampoo Cuide-se Bem Anticaspas ( O Boticário)

O Cuide-se Bem Shampoo Anticaspa possui uma fórmula sem sal que trata a caspa causada por processos químicos, eliminando-a desde a primeira lavagem e controlando o seu reaparecimento. O shampoo anticaspa ainda acalma o couro cabeludo e suaviza a coceira, deixando seus fios limpos, mais saudáveis, macios e brilhantes.

2- Natura Plant Anticaspas (Natura)

Este shampoo com extrato de calêndula garante sensação de alívio da coceira do couro cabeludo sem ressecar os fios, deixando-os macios, hidratados e brilhantes.

Ster: Antes de assumir a juba cacheada eu era escrava da chapinha. Sofria com a oleosidade excessiva e esse produto foi a salvação quando precisei lidar com a caspa. Ele não acaba com o problema milagrosamente, mas alivia a coceira (isso revolve mesmo!) e ajuda a limpar o couro cabeludo.

3- Phytoervas Anticaspa

A linha Phytoervas Anticaspa reduz a caspa em até 80%, alivia a coceira e diminui a oleosidade no couro cabeludo sem ressecar os fios, deixando-os hidratados, macios e brilhantes.

*OBS: Informações retiradas dos sites das marcas.

Ster: Lembrando que não existem receitas ou produtos milagrosos! Sempre procure um dermatologista pois a caspa em excesso pode resultar em problemas mais graves e até ser uma manifestação dos mesmos.

 

About

Priscila Mendes

Priscila Mendes, 27 anos, Estudante de Biomedicina, Brumado/Bahia .

Related Posts
3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.