fbpx
Pesquisar

Co-wash – Como lavar o cabelo com condicionador

Oi povo bonito! No post de hoje vou falar um pouco sobre a técnica Co-wash, que é uma técnica de lavagem ideal para manter a saúde dos fios e evitar o ressecamento durante a lavagem.

O que é Co-wash?

O Co-wash é uma técnica de lavagem dos fios, utilizando apenas condicionador. “_Oi?” Bom, isso não é tão difícil de entender. Os condicionadores também possuem substâncias, que auxiliam na limpeza dos fios, proporcionando uma lavagem eficaz mesmo sem o uso do shampoo.

A gente sabe que lavar o cabelo cacheado todos os dias com shampoo é a treva! Nosso cabelo acaba perdendo a oleosidade natural e fica feinho e ressecado, podendo até ficar quebradiço. O Co-wash serve para acabar com esse problema. Assim, você pode lavar o cabelo mais vezes sem danificar a cabeleira.

Como fazer o Co-Wash?

A técnica é bem parecida com a lavagem que estamos acostumados, a diferença é que não vamos usar o shampoo.

  • Molhe o cabelo com água fria ou morna, massageando o couro cabeludo para retirar o excesso de sujeira e produtos.
  • Aplique o condicionador no couro cabeludo e em seguida nas pontas, massageando bastante para retirar toda a sujeira.
  • Enxágue bastante o cabelo, retirando todo o produto do cabelo.

Posso usar qualquer condicionador?

manual-da-transicao-capilar-16

Esse é o grande segredo do Co-wash. Para a técnica funcionar corretamente, os produtos utilizados devem ser liberados. Ou seja, livres de sulfatos, petrolatos, parafina, silicones insolúveis e óleo mineral (Saiba porque no post O que são as técnicas Liberadas “Sem shampoo e Pouco shampoo“). Essas substâncias ficam acumuladas nos fios e só saem com agentes limpantes mais agressivos, como o sulfato.

Já existem condicionadores no mercado, específicos para fazer o Co-wash. Eles possuem agentes limpantes leves em sua composição, como o Anfótero por exemplo. Mas você pode usar qualquer condicionador liberado.

Como saber se o Co-wash funciona mesmo?

Bom, ele funciona! Mas vou explicar porque. Como falei no começo, o condicionador também possui substâncias capazes de promover a limpeza dos fios e do couro cabeludo. Mas é importante dizer, que se você utiliza substâncias não liberadas, só o co-wash não dá conta de limpar perfeitamente o seu cabelo. Isso porque essas substâncias ficam acumuladas na sua fibra capilar e os agentes limpantes mais leves não vão dar conta de remove-las.

Então o que fazer?

Nesse caso, o ideal é alternar a lavagem do shampoo com o Co-wash. Por exemplo, se você lava seu cabelo 2 vezes por semana, você pode substituir o shampoo pelo condicionador em uma das vezes.

Se você pratica exercícios físicos ou não aguenta o calorão do verão, é também uma ótima opção para evitar o uso diário do shampoo. Logo nas primeiras semanas já dá para perceber a diferença nos fios, que ficam mais hidratados e brilhosos.

O Co-wash é indicado para qualquer tipo de cabelo?

Sim, a técnica não é exclusiva para cabelos crespos e cacheados, mas é uma ótima opção principalmente para quem já possui fios ressecados.

Quem tem cabelos muito oleosos e caspas em excesso é bom evitar a técnica, já que o Co-wash ajuda a manter a oleosidade.

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

2Comments
  1. Amanda

    26 de novembro de 2016 20:57

    Essa técnica parece muito interessante! Estou começando a testar produtos para cabelos cacheados agora, antes eu só usava chapinha e secador até perceber que estava acabando com os meus fios. Acho todos os tipos de cabelos lindos: lisos, crespos, cacheados e o ideal para cada pessoa é aquilo que a faz realmente feliz.
    Parabéns pelo trabalho ^^

    • Ster Nascimento

      3 de janeiro de 2017 01:08

      Muito obrigada sua linda! Fico muito feliz que esteja aceitando seu cabelos natural <3

Deixe uma resposta