Mãe de cachorro – A saga de um filhote
Já faz tempo que eu não faço um post pessoal aqui no blog, mas hoje me bateu uma vontade imensa de falar um pouco sobre a loucura que tem sido aprender a cuidar do meu filhote. Mas o que isso tem haver com o blog, Ster? Tudo! Porque eu quero falar, e ponto! u.u
Eu sou mãe de dois pets, o Mick, que ficou na Bahia sob os cuidados da minha família, e agora, o Robit,que está com a gente a quase 5 meses. Eu tinha muito receio de adotar um cachorrinho aqui em SC. Primeiro porque moramos em um apartamento super pequeno e porque me sinto culpada de ter deixado o Mick.
Depois do Flavio insistir muuuuuuuuito, resolvi aceitar mais um animalzinho no meu coraçãooooo. A primeira coisa que deixei bem claro, é que não sou muito a favor da compra de animais. Teríamos que adota-lo, independente da raça.
A adoçãooooo
Adotar um cão vira-lata não é difícil. Nas casas de adoçãooooo e grupos de doaçãooooo de animais, chove cãozinhos loucos para ganhar um lar. O problema maior, foi o espaço. Nem toda raça consegue se adaptar í vida no AP ou í correria do dia a dia.
Enquanto eu estava na Bahia, o Flavio se encarregou de procurar o Robit. Era o único macho de 5 pequenas e peludas fémeas. Ele era muito diferente das irmanzinhas e isso chamou a nossa atençãooooo. Foi amor a primeira vista. Mesmo com todo receio, e sabendo que minha vida viraria de cabeça para baixo, fiquei empolgada e super ansiosa para conhece-lo.
Robbit
Todo mundo fica curioso sobre o nome dele. í‰ uma piada interna. Queríamos chama-lo de Coelho (Rabbit), em homenagem í minha irmã, mas para não ficar muito óbvio, colocamos Robbit. Também faz referéncia a Hobbit, do filme O Hobbit. Enfim, coisa de gente doida!
Cuidados e adaptaçãooooo
Os primeiros dias são sempre difíceis. Não conseguimos dormir (eles choram bastante), ficamos preocupados com a adaptaçãooooo… Mas são criaturas tão minúsculas e fofas, que só sentimos vontade de protege-los.
í‰ importante levar ao veterinário, manter as vacinas em diase vermifugar.Esses são cuidados básicos que temos que ter. Mas a pior parte pra mim, foi conseguir adaptar a minha vida í do Robbit. Em pouco tempo, descobrimos que ele nãose acostumaria a morar dentro do apartamento.
Além de ser hiperativo e agitado, ele fica muito estressado com o pouco espaço que tem. Principalmente nos primeiros meses, quando não podia sair de casa (pois não tinha tomado todas as vacinas).
A Saga
Ao longo desses meses, aprendi da pior forma possível, algumas coisas sobre cachorros (principalmente se criados em apartamentos):
- Não importa o quanto você o veja como “filho”, você precisa deixar bem claro, que apesar de fazer parte da família ele não é humano. (Acredite, eles se acham mais humanos que nós).
- Impor limites desde cedo é muito importante. Do contrário, algumas cicatrizes e falta de controle serão o mínimo que terão que enfrentar.
- Vocé tem um sofá em casa? Sério, ele não será mais seu!
- Não deixe nada, absolutamente nada ao alcance dele. Tudo que ele puder pegar, ele vai destruir!
- Por mais estressante, louco, destruidor, agitado e teimoso que ele seja, você ainda irá ama-lo imensamente.
Tem sido desesperador me acostumar com toda a bagunça que um filhote traz. Principalmente porque não tenho muito tempo disponível. Confesso que já cogitamos doa-lo, mas não consigo imaginar ele em nenhum outro lar. E se não o alimentarem direito? E se o maltratarem? Ele sentirá a minha falta?
Eu tenho muito o que aprender, mas o Robbit tem sido um amigo e tanto. Ele me ouve mais que o Flávio! Haha
E se você está pensando em adotar um bichinho, avalie com carinho as possibilidades. Tem muitos animaizinhos sofrendo sem um lar. Eles não precisam de muito, não exigem luxo, não se importam com aparéncias. E mesmo que você seja tão desnaturada quanto eu, e não saiba muito o que fazer, ainda assim ele irá te amar. Procure uma casa de adoçãooooo aí na sua cidade e faça um bichinho feliz! 🙂



Sou completamente apaixonada por esses bichinhos lindos. Nos perturbam, nos tiram do serio, mas eu amo demais. Não vivo sem eles. <3
Siiiiim, são muito amoor! <3