Encrespa Conquista: Não é moda, é Identidade

Encrespa Conquista: Não é moda, é Identidade

 Encrespa conquista: Nossa história

No período em que morou em Belo Horizonte, a então diretora do Encrespa Conquista, Flor Lima, teve a oportunidade de conhecer o “Encrespa Geral”, encontro esse que a fez entender melhor sobre sua identidade, e sobre as suas raízes, e ao retornar a Vitória da Conquista-BA, viu a necessidade de trazer esse sentimento de libertação e aceitação também a outras pessoas, a cidade tinha certo estereótipo enraizado há anos. Com isso, surgiu o Encrespa Conquista no ano de 2015, através de uma postagem no facebook que mobilizou uma grande quantidade de pessoas, e desta forma iniciaram-se as organizações e divulgações para o primeiro encontro, com a premissa de apoiar mulheres que possuem os cabelos crespos ou cacheados, e empodera-las através da aceitação do cabelo e da sua identidade pessoal, este projeto se destina principalmente ás mulheres negras e pessoas que desejam debater sobre aceitação pessoal na cidade de Vitória da Conquista-BA. Este projeto é único, porque ele está sendo capaz de movimentar a cidade, e a região, além de causar nas pessoas o sentimento único de serem aceitas como são, independentemente de onde tenham vindo, ou para onde vão.

(Organizadoras primeiro encontro esquerda para direita: Samantha, May Carvalho, Lu Rosário, Mille Carvalho, Brenda Tigre, Lara Nunes, Bruna Santiago, Bruna Teles, Flor Lima, Jamilla Braga, Nahara Teles)

 

(Participantes primeiro encontro. Foto: Ernaque Al Majida)

O primeiro encontro, foi realizado no dia 26 de julho de 2015, conseguimos através do apoio de inúmeras pessoas e empresas a chance de fazer um papel social de suporte para muitas mulheres da cidade. Reunimos cerca de 130 pessoas entre mulheres crianças e jovens, com o dia composto por palestras, rodas de conversa, dinâmicas em grupo e música ao vivo. Depois do primeiro encontro, o numero de participantes só cresceu, e passou a ser um evento anual que tornou o coletivo cada dia mais forte e importante para a cidade. O Encrespa Conquista procura mudar a perspectiva das pessoas sobre sua beleza natural, a autoaceitação e o amor próprio – independente do tipo de cabelo, cor da pele ou classe social.

(Organizadoras segundo encontro esquerda para direita: Duda Nazaré, Amanda Barbosa, Juliana Carvalho, Bruna Larissa, e Flor Lima. Foto: Iuri Argolo)

 

(Algumas participantes e organizadoras. Foto: Iuri Argolo).

No segundo encontro, fizemos no Shopping Conquista Sul, num dia de domingo, com o tema “Meu cabelo não é moda, é identidade”, atraindo cerca de 200 pessoas durante uma tarde, seguindo os mesmos princípios do primeiro encontro.Com uma nova equipe de organização, as realizações foram inexplicáveis.

(Início do segundo evento. Foto: Lulinha Rocha)

E entre esses encontros maiores que realizamos, fazemos também ações em escolas que pedem por nossa presença na ajuda a conscientização pessoal, e identidade, além de encontrinhos menores que não dependam de uma estrutura e planejamento maior.

Agora, estamos na fase de organização do nosso terceiro encontro, buscando parceiros e patrocinadores, para oferecermos a nossas encrespadas algo maior e que atenda as expectativas das novas integrantes em estrutura e qualidade de evento, uma tarde recheada de novidades e interação. Se você achou interessante o nosso evento, e deseja ficar mais por dentro das novidades, ou se tornar um patrocinador ou apoiador do nosso evento  é só entrar na nossa fanpage no

Facebook: https://www.facebook.com/Encrespaconquista/

Nosso instagram: @encrespaconquista ou através do

Email : encrespaconquista@gmail.com

Beijinhos!!!!

About

Amanda Barbosa

Related Posts
0 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.