Olá meus amores, essa semana é minha última semana de férias na faculdade, e resolvi aproveitar para assistir novamente os meus filmes preferidos. Sempre que der eu vou falar um pouquinho sobre eles aqui, e tentar compartilhar com vocês a minha opinião.

O cinema francês sempre me encantou. Apesar das muitas más opiniões, eu sempre gostei da riqueza de detalhes e de como os sentimentos dos personagens são capturados de forma tão intensa.

Mas Amélie Poulain, em especial, conseguiu prender a minha atenção mais que o normal. Ela é o tipo de personagem que te deixa apaixonado desde o começo, e consegue te surpreender durante todo o filme. Além disso, a direção de Jean-Pierre Jeunet é incrível, ele capta a simplicidade de forma criativa e apaixonante. A fotografia é encantadora e casa perfeitamente com o roteiro, que na minha opinião, é cheio de peculiaridades intrigantes.

O fabuloso destino de Amélie Poulain

Le fabuleux destin d’Amélie Poulain (título original do filme lançado em 2001), se passa na França, e começa mostrando a infância de Amélie; uma menina estranhamente encantadora e de uma imaginação inigualável. O fato de viver num mundo criado por ela mesma, a deixa ainda mais única. E talvez seja por isso, que ela consegue reagir com facilidade às situações ruins; como ter que lidar com o temperamento suicida do seu peixe de estimação, ou até mesmo superar a morte precoce da sua mãe.

O fabuloso destino de Amélie Poulain

Ao longo do filme, podemos acompanhar o desenvolvimento da personagem, e como a sua forma de enxergar o mundo muda à medida que passa pelas situações da vida. É exatamente esse o maior encanto do filme; transformar pequenos gestos e coisas corriqueiras em algo esplêndido.

Os personagens que passam pela vida da protagonista, deixam sempre uma grande lição não só para ela, mas quem assiste também consegue sentir como eles transmitem tão intimamente muito de quem são.

A sensibilidade de Amélie é percebida durante todo o tempo, principalmente se tratando das outras pessoas. Mesmo depois de ter deixado a casa do seu pai para aventurar-se e viver novas experiências, ela sempre se mostrou muito preocupada com a felicidade dele. E a forma que ela demonstra isso, é incomum e genial (vou deixar vocês na curiosidade).

amelie-1231

Como se não bastasse ser quase uma super heroína ( ela até veste uma fantasia de Zorro), e articular as mais improváveis situações para ajudar as pessoas, ela ainda tem que lidar com a experiência de viver uma grande paixão. O que pra ela é algo novo, já que desde pequena, ela sempre foi muito tímida e retraída.

O fabuloso destino de Amélie Poulain, é um filme único e inesquecível. O tipo de filme encantador, apaixonante e imprevisível, que consegue te prender do começo ao fim.  Vale a pena assistir!


E se você já viu, conta pra mim o que achou dele nos comentários. Beijoo :*