fbpx
Pesquisar
Categoria:

Crônicas

9 VERDADES sobre o CABELO CRESPO

Oi povo bonito! Tudo bem com vocês? O post de hoje é de utilidade pública! Vamos falar sobre CABELO CRESPO. "_Uai, mas você não vive falando sobre isso por aqui?". Sim, a gente fala muito sobre cuidados com o cabelo, autoestima, aceitação, transição capilar... mas o post de hoje é um pouco mais específico, é…

Presos em potes de vidro sem tampas

Eu me lembro do dia que coloquei uma borboleta em um pote de vidro e pensei "eu não tampei, por que ela não sai sozinha?" e tive que mostra-la que ela estava livre. Ela não tinha percebido isso. Eu me vi tanto naquela borboleta. Nunca fiz um post sobre transição aqui e nunca narrei minha…

Empoderamento | Vai ter cacheadO sim!

É verdade que o empoderamento negro chegou, e ele não chegou só pras mulheres não! Os homens cada vez mais assumem seus cabelos, seja deixando crescer ou assumindo a textura original dos fios. Muitas pessoas acham que pra homem é mais fácil, mas eu, e você também, caro leitor, sabemos que não é bem assim.…

A fuga do padrão como padrão

Indo direto ao ponto: não torne quebrar padrões o seu padrão. Não deixe de fazer coisas que gosta por achar que de alguma forma elas te fazem igual a milhões de outras pessoas. Não fazem. Só somos medíocres se temos pensamentos medíocres. Não tem nada a ver com se usamos um par de sandálias que…

Carta para o menino de cabelos cacheados

Oi, te vi um dia desses na vida, não sei se você me viu. Não sei pelo que você passou e não conheço suas lutas, na verdade nem sei seu nome. Eu só sei que você tem lindos cabelos cacheados e um sorriso contagiante. Não estou apaixonada nem nada assim, não me entenda mal. Só…

Cabelo crespo e resistência

Hoje é dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, apesar de muita gente o julgar desnecessário, precisamos falar sobre algo que foi o meu ponto de partida para buscar o empoderamento e que me dá forças para seguir em frente: o cabelo crespo como ato político. É claro que assumir seu cabelo não é…

Nós não temos que nada!

Alisamentos constantes, a ardência do formol, as horas tendo o cabelo puxado até que as curvas se tornassem uma estrada reta... O olhar no espelho e não se sentir segura. Essa são minhas principais lembranças da sofrida época de submissão à ditadura do liso. Tive minha carta de alforria não do cabelo liso em si,…

Da desconstrução ao empoderamento

Estamos aqui, sempre acostumados a viver com a imposição de uma realidade que, na maioria das vezes, não é a nossa. São muitos padrões que querem cortar o nosso elo biológico, histórico, sentimental. Padrões que ferem a nossa autoestima. Pois bem, é sobre a desconstrução desses padrões que quero falar.…

Quem que tem no caminho pra casa

São cerca de trinta minutos de ônibus da faculdade até minha casa. Trinta minutos e vários tipos de construções. Trinta minutos, vários tipos de construções e inúmeras pessoas. Todo mundo sabe que cada ser humano é diferente do outro, mas ainda assim, todos os dias aparece uma surpresa, literalmente “em forma de gente”. São sempre…