Cabelos quebradiços e fracos – S.O.S Cabelo

Cabelos quebradiços e fracos – S.O.S Cabelo

Cabelos quebradiços e fracos são um problema que todo mundo irá enfrentar algumas vezes na vida, mas nada tema, estamos aqui pra te ajudar. Essa semana teremos uma sequência de posts aqui no Desventuras com o tema S.O.S Cabelo. Vamos falar de cuidados para cabelos muito danificados e como evitar esse tipo de problema. Nesse primeiro post listei 10 coisas que deixam os cabelos quebradiços e fracos.

No vídeo Como fazer o cabelo crescer mais rápido lá do canal, eu disse que estava sofrendo muito com a queda excessiva e com a quebra capilar. Desde a transição, eu tenho cuidado com muito carinho do meu cabelo, mas há alguns meses me desesperei com a quantidade de fios que tenho perdido.

Sei que boa parte disso é por causa das crises de ansiedade que ando tendo, falei disso no post Dicas para o cabelo crescer mais rápido, mas analisando minha rotina percebi que tenho negligenciado o cuidado com minha juba e também com a minha saúde.

Se você também está sofrendo com isso, não precisa se desesperar. Confira 10 coisas que você NÃO deve fazer, pois deixam os fios fragilizados e levam à quebra ou queda capilar.

10 coisas que deixam os cabelos quebradiços e fracos:

DORMIR COM O CABELO MOLHADO

Dormir com o cabelo molhado, facilita o acúmulo de ácaros e fungos. O que pode deixar os fios extremamente fracos e até apodrecer a raiz do cabelo. Ambas as situações levam à quebra e/ou queda capilar. Antes de dormir, certifique-se que o cabelo está completamente seco, principalmente a raiz que demora mais tempo para secar. Se for lavar os fios de noite, antes de deitar utilize o secador ou difusor e na falta deles, vale até usar o ventilador mesmo.

LAVAR O CABELO COM ÁGUA QUENTE

A água quente retira a oleosidade natural dos fios e deixa-os propícios à quebra. Sem contar que banhos muito quentes também podem danificar a pele e o couro cabeludo, que pode ficar desestabilizado e causar caspas e enfraquecimento da raiz. O ideal é lavar o cabelo com água fria ou morna.

Agora que já estamos dando adeus ao frio, não tem desculpas! Para quem não abre mão do banho quentinho, sugiro lavar o cabelo antes do banho na pia ou no chuveiro mesmo.

PENTEAR OU DESEMBARAÇAR OS FIOS INCORRETAMENTE

Se os cabelos crespos e cacheados secos já são frágeis, imagine molhados! Para quem tem o hábito de usar pentes para desembaraçar os fios, é importante prestar atenção no tipo de pente e também em como utiliza-los. Pentes de dentes largos e de madeira são os mais aconselhados para o nosso tipo de cabelo. Aquelas escovas com bolinhas nas pontas também facilitam o desembaraço e não quebram os fios.

Prefira desembaraçar o cabelo no banho, com bastante condicionador ou máscara de hidratação. Comece desembaraçando as pontas e depois vá subindo até a raiz. Experimente usar os dedos ao invés do pente. Você vai perceber que o cabelo vai quebrar muito menos.

Você também pode utilizar óleos vegetais para facilitar o processo antes do banho. Veja o post Como desembaraçar o cabelo seco com óleos vegetais.

USAR O JATO DO SECADOR MUITO QUENTE

A melhor maneira de secar os fios com secador ou difusor, é usando o jato morno ou frio. O jato quente além de aumentar o frizz, resseca os fios e retira a hidratação, deixando-os quebradiços e fragilizados. Quando for utiliza-lo, não esqueça de usar um protetor térmico e sempre que puder, deixe o cabelo secar naturalmente. Utilize o secador apenas quando precisar secar o cabelo muito rápido ou lava-lo antes de dormir.

MANTER UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

Manter uma dieta saudável e beber muita água é uma receita perfeita para quem quer ter cabelos fortes e saudáveis. Certifique-se de comer alimentos que supram a necessidade do organismo e evite fazer dietas muito radicais. Tente ingerir menos alimentos gordurosos, com muito açúcar ou industrializados. Coma muitas frutas e verduras, sucos naturais e não pule nenhuma refeição.

CASPA

A caspa é uma grande vilã para os fios. Além de incomodar muito, ela deixas os fios fracos e propensos à quebra. Se você sofre com a caspa, veja o post Como acabar com a caspa e procure um dermatologista, pois a caspa em excesso pode ser sinal de um problema mais grave.

ROTINA ESTRESSANTE E FALTA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Com a correria do dia-a-dia é fácil esquecer de manter uma rotina saudável e se preocupar com a saúde da mente. Mas uma coisa que muita gente não considera é que o fator psicológico influencia bastante na saúde capilar. Assim como o corpo, também é importante manter a mente bem. Praticar esportes, ter hobbies, estar em contato com a natureza, ler, sorrir, fugir da rotina, ficar perto de quem ama, são exemplos de coisas que ajudam a diminuir o estresse e controlar a ansiedade.

DEIXAR RESÍDUOS DE PRODUTOS MUITO TEMPO NO CABELO

O acúmulo de resíduos dos produtos no cabelo pode causar caspa e oleosidade excessiva, fungos, ácaros e levar ao apodrecimento da raiz. Muitas crespas e cacheadas costumam ter vários day afters, eu  chego a ficar 6 dias sem lavar o cabelo. Nesse período, evite usar muitos produtos no cabelo, principalmente aqueles que contém parafinas, petrolatos ou silicone insolúvel. Para quem sofre com a oleosidade excessiva, o ideal é lavar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana.

FALTA DE CUIDADO

Eu já falei várias vezes sobre a importância de manter uma rotina de cuidados capilares. No post sobre Cronograma Capilar, falei sobre as etapas de Hidratação, Nutrição e Reconstrução que ajudam a deixar os fios fortes e saudáveis.

Cuidar corretamente do cabelo evita a quebra e também a queda capilar. Aprenda a saber do que seu cabelo precisa e reponha os nutrientes necessários para a manutenção dos fios.

ABUSO DA QUÍMICA

Já sabemos que as químicas transformadoras como relaxamentos, alisamentos e progressivas são as maiores vilãs para o enfraquecimento dos fios. Mas a coloração e descoloração excessiva também pode danificar o cabelo. Além disso, usar químicas incompatíveis e de forma errada, também pode causar danos à fibra capilar.

Se você usa qualquer tipo de química, precisa manter uma rotina de cuidados ainda mais rígida. Para quem usa coloração, confira esse Guia dos cachos coloridos: manutenção e cuidados.

 

About

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Related Posts
1 comment
  • Cristiane Pereira

    novembro 23rd, 2016 18:47

    Olá, Parabéns pelo artigo, pois tem dicas maravilhosas. Sinceramente, as vezes tenho dormido com os cabelos um pouco úmidos. O dia é tão corrido e estressante que ao chegar em casa o desejo é de dormir.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.