4 características do cabelo tipo 4 e como lidar com elas

4 características do cabelo tipo 4 e como lidar com elas

Oi pessoal! O post de hoje é especial para quem tem o cabelo tipo 4. Sabemos que na classificação dos tipos de cacho, o quatro é o mais “apertadinho”, chegando até a não ter  voltas perceptíveis (4c) e como todos os diferentes tipos de cabelo, tem suas características próprias. Cada um tem que buscar conhecer seu cabelo e descobrir a melhor forma de lidar com ele, para assim valorizar a beleza natural de forma saudável. Entããão vamos falar sobre 4 delas.

tipos-de-cachos

Os cachos tipo 4 são:

RESSECADOS:

Por darem mais voltas, o cabelo tipo 4 têm muita dificuldade em distribuir a  oleosidade natural da raiz  para as pontas.

É por isso que é essencial suprir essa necessidade com umectações e nutrições, assim o fio todo vai ficar brilhoso e menos ressecado. Veja o post sobre umectação aqui.

 

VOLUMOSOS:

Esse tipo de madeixa tem tendência a crescer pra cima e só descer quando pega peso (seja por comprimento ou cremes).

A dica é aproveitar ao máximo esse volumão maravilhoso com o qual você foi agraciada(o), existem técnicas como usar cortes que dão leveza aos fios e cremes mais ralos que não pesam.

Outra dica ótima é usar e abusar do Black Power, que só funciona nesse tipo. P.S.: Se quiser volume e uma ótima definição, vale usar seu creme normal e depois da sua finalização passar um produto mais encorpado e grossinho nas pontas apertando-as de baixo pra cima, ajuda bastante.

 

ENLINHADOS facilmente:

Quando vai chegando no terceiro day after (dia seguinte) os cachinhos vão virando um nó só. Para consertar esse emaranhado, penteie o cabelo antes de passar xampu (que geralmente piora a situação).

O ideal é separar um creme bem baratinho só para essa etapa, pra ajudar a desembaraçar. Usar pentes largos ou escovas próprias para isso  e procure fazer um coque abacaxi antes de dormir. Veja mais sobre a dica do coque abacaxi aqui.

 

TÊM FATOR ENCOLHIMENTO nas alturas:

O 4C, por exemplo, chega a encolher 75% do tamanho. Uma boa dica é esperar e quando o cabelo estiver quase seco ir puxando para baixo os cachinhos com cuidado pra não desfazer. Passar pente garfo ou largo na raiz também aumenta o comprimento dos cabelos (e volume).

 

Infelizmente, o tipo 4 ainda é o mais difícil de aceitação, própria e da sociedade, por ter sido por muito tempo taxado de “ruim”. Isso é assunto para outro post, mas aqui vai um spoiler: se você tem ou conhece/vê/viu alguém que tem esse tipo de cabelo procure ver a beleza que está escondida logo atrás do seu conceito previamente enformado, esperando para ser notada, ela está aí: volumosa e maravilhosa. Você não consegue perceber?

About

Jade Katlen

Sou alguém que vive de mudanças (de ares, de cabelos, de ideias) e que não perde a essência. Gosto também conhecer pessoas e lugares novos, amo calor e frio na mesma proporção e palavras um pouco mais. Ah, e meus pensamentos, assim como meus cabelos, são muito bagunçados.

Related Posts
5 comments
  • Anônimo

    julho 29th, 2017 2:22

    Adorei o seu post. Estou passando pela transiçâo, estou cansada de química e prancha. Estou tentando aceitar o meu cabelo afro, pois não vejo outro caminho, as vezes olho no espelho e me animo e as vezes fico triste e não sei o que fazer. Minha família diz que fico melhor com o cabelo liso, mas realmente estou cansada.

    Reply
    • Ster Nascimento

      setembro 8th, 2017 13:36

      É normal recebermos muitas críticas durante o processo de transição. Ignore-as, e pense no que te deixa bem e feliz. O processo de aceitação é algo diário e realmente leva tempo. Não desista! :)

      Reply
  • Filipe Wallace (@FilipeWVS)

    julho 2nd, 2016 23:07

    Muito bom o post!!! Parabéns! Que Deus continue abençoando...

    Reply
    • Jade Katlen

      julho 4th, 2016 23:21

      Que bom que gostou! Amém a você também!

      Reply
  • Filipe

    julho 2nd, 2016 22:59

    Ótimo post. Parabéns! Que continue abençoando esse trabalho.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.